Rick Zanata mobiliza empresários para doação de 50 kits de robótica a duas escolas da rede municipal

Vereador Rick Zanata (Patriota), em pronunciamento durante a sessão ordinária desta terça-feira (8). Foto: Talita Garcia/Imprensa Câmara Brusque.

Na sessão ordinária desta terça-feira, 8 de junho, o vereador Ricardo Gianesini, o Rick Zanata (Patriota), apresentou detalhes de um projeto de robótica voltado a educandários da rede pública municipal de Brusque, em parceria com a Secretaria de Educação, o Centro Municipal de Inclusão Digital (CMID) e empresários locais.
A ideia surgiu a partir de uma reunião com a Secretaria, segundo Zanata. Com o desejo de tornar o projeto realidade, o vereador mobilizou 16 empresas de Brusque, o que culminou na entrega de 50 Kits Robótica Arduino para a pasta. Inicialmente, os kits deverão ser utilizados por alunos da EEF Doutor Carlos Moritz e da EEB João Hassmann. “São equipamentos que não têm prazo de validade, dá pra utilizar por vários anos e nessas duas escolas-piloto, que foram escolhidas pela Secretaria, temos estimativa de que vão atingir 500 alunos por ano”, pontuou.
“A utilização da robótica nos espaços escolares e nas competições tem aumentado o interesse dos alunos de irem à escola, visto que o aprendizado vem junto com a diversão, inspirando jovens a seguirem carreiras em áreas relacionadas à ciência e tecnologia, fomentando novas gerações de engenheiros e pesquisadores que o nosso país tanto precisa”, justificou.
“Também conversei com dois deputados federais e eles se interessaram no projeto, acharam muito legal a ideia e se comprometeram a nos ajudar a conseguir uma verba federal pra trazer isso pra toda a rede municipal aqui de Brusque”, acrescentou o vereador. Na tribuna, o parlamentar ainda registrou agradecimentos aos empresários que integraram o movimento.

Programa Amigos da Escola
Rick frisou que a parceria público-privada se deu nas condições do programa Amigos da Escola, proposto pelo vereador Jean Dalmolin (Republicanos), via Projeto de Lei Ordinária nº 26/2021, aprovado na Câmara em maio deste ano e que possibilitou doações provenientes não só de empresas, mas também de pessoas físicas. Na prática, a iniciativa aprimorou o programa já existente Empresa Amiga da Escola, proposto no Poder Legislativo em 2018 pelo vereador Rogério dos Santos (DEM), durante a última legislatura.
Os interessados, pessoas físicas e jurídicas, podem contribuir para a melhoria da qualidade do ensino no município com a doação de recursos materiais como equipamentos e livros; a disponibilização de banda larga, equipamentos de rede wi-fi e de informática, como computadores, notebooks, tablets, roteadores e antenas, bem como, o custeio de serviços de manutenção, conservação, reforma e ampliação de educandários.

Comentários


Os comentários serão analisados pelo editor do site e podem ser excluídos caso contenham conteúdo discriminatório, calunioso ou difamador. O nosso objetivo é promover a discussão de ideias entre os internautas. Esteja ciente que comentando aqui você assume responsabilidade pela sua opinião.

O Olhar do Vale é um jornal digital que traz notícias de Brusque, Guabiruba, Botuverá e  região do Vale do Itajaí.

Somos um portal de notícias dedicado aqueles que buscam informação de qualidade,  jornalismo com verdade.