“Quem tem que ganhar é a cidade”, diz La Barrica sobre harmonia entre legislativo e executivo


O novo presidente da Câmara de vereadores de Balneário, David La Barrica (PATRIOTA), eleito no último dia 21 de dezembro quer um mandato harmônico entre os poderes executivo e legislativo. Suplente ao senado na chapa encabeçada por Raimundo Colombo (PSD) nas eleições do ano passado, La Barrica tomou um rumo diferente do prefeito da cidade, Fabrício Oliveira (PL), que apoiou Jorge Seif.

No entanto, tudo já está apaziguado e o vereador prega uma boa interlocução entre Câmara e Prefeitura com o objetivo de garantir o bem maior da cidade.

David ganhou a eleição para a presidência da câmara com 11 votos. Segundo ele, as conversas para a articulação da sua candidatura começaram dois meses antes da votação. Em entrevista ao Olhar do Vale, o presidente do legislativo, David La Barrica abriu o jogo do que espera de 2023 à frente da Câmara. Acompanhe a entrevista:

Publicidade

Olhar do Vale: Como foi esta articulação que o levou à Presidência do poder legislativo?

David La Barrica: Tudo começou com uma conversa nos bastidores entre os oito vereadores da oposição que gostariam de apoiar alguém, porque começava com o voto deles, o meu e mais um pra fechar a maioria. Conversei com eles e falei que tinha mais um voto, do Marquinhos que era atual presidente e nos reunimos para fechar a maioria e firmamos a parceria. Perguntei se eles queriam um candidato ou mais dois vereadores de oposição, eles falaram que queriam um candidato a presidência. Então dessa maneira conseguimos a eleição, minha mãe estava no plenário e por tudo que passamos juntos, me emocionei, porque nada na minha vida veio fácil, tudo foi complicado e difícil mas nunca passamos por cima de ninguém e conseguimos nossos objetivos.

Olhar do Vale: Agora como presidente, qual será sua postura de trabalho? Além de vereador, tem todas as ações administrativas da Câmara.

David La Barrica: Hoje eu represento não só os 11 que votaram em mim, mas a casa, os 19 e tem sido bem legal, até mesmo com os vereadores que não me apoiaram na ocasião. Chamei os colaboradores efetivos para conversar, tenho tido o apoio deles e tenho dado condições de trabalho a eles, então tem sido bem positivo essas quatro semanas que estou como presidente. A gente conseguiu um diálogo com o prefeito, o legislativo e o executivo estão alinhados e o futuro vai ser provavelmente com essa harmonia, até porque é muito importante pra nossa cidade. Eu fui eleito pro bem maior que é Balneário Camboriú e o Fabricio também, a gente sentou e conversou e esse vai ser nosso objetivo.

Olhar do Vale: O fato de o senhor estar na base, mas o prefeito ter outro candidato preferido ao senado gerou alguma rusga?

David La Barrica: Da minha parte não teve, a gente sentou e conversou. Eu vinha de uma eleição de suplente do candidato Raimundo Colombo eele vinha apoiando o Jorge Seif. Alí perdemos o contato naquele momento e agora obviamente a gente quer o melhor pra nossa cidade. Sentamos e conversamos e vamos estar juntos em harmonia.

Olhar do Vale: Qual vai ser a sua maneira de administrar?

David La Barrica: Como se eu tivesse cuidando da minha pizzaria. Eu vejo que o poder público deve ser cuidado e administrado como se fosse nossa empresa. Eu cuido com muito zelo da nossa empresa, que é a empresa da família e vai ser feito aqui também, vindo cedo saindo tarde e trazendo os colaboradores para perto e tentar economizar o máximo possível, mas economizar com inteligência. Não posso economizar e não dar condições de trabalho aos colaboradores.

Olhar do Vale: A relação de independência entre os poderes, continua em 2023?

David La Barrica: Sim, sem dúvidas! Um respeitando o poder do outro. Mas o bom é que trabalhamos em harmonia, quem tem que ganhar é a cidade.

Olhar do Vale: Como o senhor vê a nova conjuntura política após as eleições de 2022?

David La Barrica: Eu vejo que nós vamos passar por momentos muito difíceis, principalmente no primeiro ano de Governo Federal. Até eles conseguirem colocar a casa em dia, existe uma crise mundial, não vai ser fácil. Balneário e o Brasil vão ser pegos nessa crise, independente de quem ganhasse a gente iria passar por um processo difícil. Com a vitória do Lula acho que vamos passar por um momento um pouco mais difícil, mas o Brasil é um país rico e tem sua independência, são momentos que duram um ano, um ano e meio que depois devem voltar a normalidade.

Olhar do Vale: Balneário Camboriú é uma cidade em franco desenvolvimento, muito turismo, é outro mundo. Em relação a projetos que venham trazer o desenvolvimento para cidade, como será?

David La Barrica: Balneário Camboriú é uma cidade muito diferente das outras, a gente tem nossa independência, eu vejo que esse ano tem dois projetos importantes: O plano diretor vai ser inevitável, até junho vem para câmara, é algo que está muito tempo sem vir para câmara e tem também a restruturação da orla, deu muito certo e gente do Brasil inteiro veio nos visitar e até mesmo algumas prefeituras vieram copiar nosso projeto. Falta ainda fazer a restruturação da orla e em conversa com o prefeito, ele tem colocado em prioridade. Se isso acontecer esse ano vai ser muito positivo.

Comentários


Os comentários serão analisados pelo editor do site e podem ser excluídos caso contenham conteúdo discriminatório, calunioso ou difamador. O nosso objetivo é promover a discussão de ideias entre os internautas. Esteja ciente que comentando aqui você assume responsabilidade pela sua opinião.
Jornalista graduado pela Univali em 2003 e pós-graduado em Gestão Estratégia Empresarial (ICPG) e Marketing (Univali). Passou por diversos veículos de comunicação da cidade, principalmente rádio. Desde 2011 atua também com treinamentos na área de oratória. Já treinou políticos, empreendedores, profissionais liberais e pessoas que tinham interesse em dar entrevista na mídia. Em 2014 fundou o Olhar do Vale, portal de notícias de credibilidade na cidade.