Propaganda Enganosa


Assunto para se comentar é que não falta. Professores reescrevendo os grandes autores brasileiros para tornar sua leitura mais palatável aos mal formados estudantes brasileiros. Machado de Assis será a primeira vítima; futebol brasileiro nivelado por baixo. Eliminado da Libertadores da América e com times abaixo da crítica disputando o campeonato nacional; inflação em alta e ministros se contradizendo em público. Enquanto um (Articulação Política) diz que o governo manipula os índices através de atuação nos preços controlados o outro (Fazenda) diz que isto não acontece; movimentos de protesto explodindo em todo o Brasil, tendo como mote aCopa do Mundo; saques em Pernambuco mostrando que já ficou no tempo a imagem de cordialidade do povo brasileiro. São assuntos cotidianos e todos mereceriam um comentário mais aprofundado.

Mas, vou fixar-me em um, apenas um. As propagandas feitas em rádio e televisão das empresas estatais brasileiras. Quanto ufanismo! Os Correios, que até um mês atrás deixou-nos órfãos em relação à entrega de correspondências, passou a ser uma empresa maravilhosamente administrada e orgulho do povo brasileiro. A Petrobras passou a ser uma das empresas que mais se valorizou, em todo o mundo, desde a assunção ao poder do governo que aí está. Pelo que sei e, como acionista que sou, perdeu mais da metade do seu valor. Pobres dos trabalhadores que acreditaram e lá depositaram parte de seu FGTS. O Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal, por serem os avalistas da expansão monetária do país (através dos financiamentos populares), começam a correr riscos de terem que receber dinheiro do tesouro para continuarem com suas operações.

Enfim, quem assiste televisão ou ouve rádio percebe que estamos no melhor dos mundos. Que o futuro está sendo construído e que a esperança venceu o medo. Enquanto isto acontece o Brasil real, desacreditado mundo afora, vê a inflação crescer, perda do poder de compra, violência em crescimento exponencial, trânsito caótico e, segundo informações presidenciais, os aeroportos estão prontos para a copa. Ainda bem que não pretendo viajar neste período!

Comentários


Os comentários serão analisados pelo editor do site e podem ser excluídos caso contenham conteúdo discriminatório, calunioso ou difamador. O nosso objetivo é promover a discussão de ideias entre os internautas. Esteja ciente que comentando aqui você assume responsabilidade pela sua opinião.

O Olhar do Vale é um jornal digital que traz notícias de Brusque, Guabiruba, Botuverá e  região do Vale do Itajaí.

Somos um portal de notícias dedicado aqueles que buscam informação de qualidade,  jornalismo com verdade.