Projeto Raízes Para o Futuro realiza plantio de 1.000 mudas em 10 cidades do Médio Vale do Itajaí


O Projeto Raízes para o Futuro é uma iniciativa da Unimed Blumenau com o apoio de 11 Grupos Escoteiros dos Distritos Escoteiros Vale Europeu e Vale, integrantes da Regional dos Escoteiros de Santa Catarina e 7 prefeituras do Médio Vale do Itajaí, além de outras 3 cidades com áreas privadas, que cederam locais destinados para recuperação ambiental. Ao todo foram plantadas 1.000 mudas nativas da Mata Atlântica, neste sábado, 23/10. Com mais de 500 pessoas envolvidas, entre grupos escoteiros e voluntários, e mais de 7.870 m² de área recuperada, a ideia foi sensibilizar a sociedade a respeito da importância da proteção ambiental para o “bem-estar” das pessoas, que está diretamente conectado a um ambiente saudável. Com isso, a Unimed Blumenau pretende deixar um legado de consciência sustentável para as gerações futuras.  

Os locais para plantio das mudas foram escolhidos pelos escoteiros das unidades escoteiras G.E. Duque de Caxias e G. E. Indaiá, de Indaial, G.E. Timbó, G.E. Purpurata, e G.E. Alexandre Roepke de Timbó, G.E. Pomerano de Pomerode, G.E. Curt Hering, G.E.Teófilo Bernardo Zadrosny, G.E. Leões de Blumenau, G.E. Cruzeiro do Sul, G.E. do Ar Pelicano, G.E. Germânia e G.E. do Mar Ricardo Schmidt, de Blumenau.  

Os grupos de Blumenau estabeleceram locais de plantio nas próprias sedes escoteiras do município e também uma área particular de preservação na cidade de Gaspar. Em Rodeio foi selecionada a Congregação das Irmãs Catequistas Franciscanas. Os locais foram selecionados junto com as prefeituras das cidades de Apiúna, Ascurra, Benedito Novo, Gaspar, Indaial, Pomerode, Rio dos Cedros, e Timbó em áreas municipais destinadas para recuperação ambiental.   

Publicidadelm MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO BRUSQUE

O diretor presidente da Unimed Blumenau, Dr. Alexandre José Ferreira afirma que o projeto é uma entrega para a comunidade no ano do cinquentenário da cooperativa. “Usar recursos e não deixar que eles se acabem é pensar nas pessoas, no agora, e no futuro que estamos construindo. Sempre estivemos preocupados com a comunidade e trabalhando ativamente em projetos sustentáveis. Estamos muito felizes em realizar o Projeto Raízes para o Futuro no ano do cinquentenário da Unimed Blumenau”, ressalta.  

Segundo a coordenadora do Distrito Escoteiro Vale Europeu, Ane-Mery Pisetta, o Projeto Raízes para o Futuro é uma atividade educativa, de cunho ambiental e social, que proporciona aos jovens a oportunidade de auxiliar na recuperação e melhoria do ambiente natural, promovendo o exercício da cidadania, conscientização ambiental e a fixação de raízes que tornarão o mundo um lugar cada vez melhor. “Fico lisonjeada em envolver os grupos do distrito num projeto tão audacioso e que visa justamente ter um olhar diferente para as áreas degradadas. É um privilégio poder estabelecer a parceria com uma entidade renomada e séria como a Unimed Blumenau, num evento de grande importância para o meio ambiente”, destaca. 

O coordenador do Distrito Escoteiro Vale, Emerson Jose de Borba, aponta que árvores são indispensáveis na natureza por possuírem várias finalidades. “Podemos elencar o auxílio na purificação e umidade do ar, pois agem como sequestradoras de CO2, além de serem belos guarda-sóis, tornando nossos dias mais frescos, por este e diversos outros benefícios os escoteiros do distrito vale – Blumenau, não poderiam deixar de participar deste projeto tão enriquecedor, pois conforme o 6º artigo da lei escoteira, o escoteiro é bom para os animais e as plantas. Estaremos sempre alertas para buscar uma oportunidade de melhorarmos o ambiente que nos circunda e para podermos criar história para o futuro”, destaca. 

As mudas oriundas da Associação de Preservação do Meio Ambiente e da Vida (Apremavi) foram fornecidas pela Unimed Blumenau e encaminhadas aos escoteiros para o plantio, que foi acompanhado ativamente por um grupo de voluntários da cooperativa. E quando as 1.000 mudas se tornarem árvores adultas terão a capacidade de absorver uma quantidade considerável de gás carbônico (estudos preliminares indicam mais de 12 toneladas/ano).  

A coordenadora de comunicação da Apremavi, Carolina Schaffer, também comenta a importância do projeto. “Quando instituições nos procuram para realizar ações de plantio de árvores para comemorar datas especiais sempre ficamos muito felizes, afinal, para nós, não há ação mais bela do que plantar uma muda nativa. Melhor ainda quando conseguimos envolver a comunidade nessa ação e fortalecer a mensagem sobre a importância da conservação e da restauração da Mata Atlântica. Plantar árvores é plantar futuro e nós estamos muito felizes em poder contribuir com o Projeto Raízes”, ressalta.  

Como parte do projeto, no dia 13/10, a Unimed Blumenau em parceria com a Apremavi e os coordenadores dos distritos escoteiros realizou também um bate papo preparatório para a ação do plantio de mudas sobre restauração de ecossistemas.  

A importância da preservação da Mata Atlântica  

A Mata Atlântica é um dos Biomas mais ricos em biodiversidade do mundo. Inúmeras espécies da Fauna e Flora compõem esse Bioma e, além disso, 70% da população brasileira mora na região da Mata Atlântica. Por conta da exploração em massa ao longo dos anos ela é hoje o segundo bioma mais ameaçado de extinção.  

A importância de recuperar e preservar a Mata Atlântica culminou na elaboração da Lei nº 11.428, que dispõe sobre a utilização e proteção da vegetação nativa do Bioma Mata Atlântica. Santa Catarina é um estado que está totalmente inserido neste Bioma. E o Vale do Itajaí possui parte significativa de área de Mata Atlântica preservada, porém ainda com muitas áreas a serem recuperadas, principalmente em áreas degradadas presentes ao longo de cursos de água.   

Por isso, o projeto Raízes para o Futuro, além de promover o plantio de árvores nativas do Bioma Mata Atlântica, em áreas de recuperação ambiental, irá contribuir com a melhora da qualidade de vida das pessoas e das gerações futuras.  

Fonte: Boletim Informativo Escoteiros do Brasil – Atividade Distrital Raízes para o Futuro e https://apremavi.org.br/mata-atlantica/  

Comentários


Os comentários serão analisados pelo editor do site e podem ser excluídos caso contenham conteúdo discriminatório, calunioso ou difamador. O nosso objetivo é promover a discussão de ideias entre os internautas. Esteja ciente que comentando aqui você assume responsabilidade pela sua opinião.

O Olhar do Vale é um jornal digital que traz notícias de Brusque, Guabiruba, Botuverá e  região do Vale do Itajaí.

Somos um portal de notícias dedicado aqueles que buscam informação de qualidade,  jornalismo com verdade.