Projeto impacta positivamente a vida de morador de Bombinhas

Famílias podem receber gratuitamente caixas d'água e armazenarem água tratada.

A doação feita pela Águas de Bombinhas impactou de forma positiva na vida dos moradores do município. Foto: Anderson Rodrigo Vieira/Olhar do Vale

Seu Antonio Carlos Alves de Lima é aposentado. Bom de conversa, daquele estilo que você diz: Esse é gente boa”. Veio do Rio Grande do Sul e em um passeio em Bombinhas se apaixonou. Não quis mais saber, largou o interior gaúcho e veio com a família para a cidade onde reside há 20 anos. Ele tem uma paixão: a música. Mostra orgulhoso um quadro com um certificado da Ordem dos Músicos do Brasil, datado de 1978, que lhe dá a habilitação como baterista. Aos 75 anos, ainda gosta de tocar em barzinhos. Toca de tudo: do ritmo jamaicano reggae até o blues dos afro-americanos originário no extremo-sul dos Estados Unidos.

Na sua casa localizada no bairro José Amâncio mora com esposa e dois filhos, mas tem espaço também para os três cachorros que correm pelo terreno à vontade. Ele logo avisa: “Pode entrar, eles não mordem”. Ali no terreno há também espaço para uma caixa d’água que ele mesmo diz: “Essa caixa tem grande utilidade”.

A caixa d’água foi uma doação através de uma parceria entre a concessionária Águas de Bombinhas, que trata e abastece o município e a Prefeitura de Bombinhas por meio da Secretaria de Assistência Social. A iniciativa já beneficiou 20 famílias e permite o armazenamento de água tratada em dias de falta de água. Para se ter uma ideia, segundo informações da própria concessionária, a cidade que tem 20 mil habitantes chega a aumentar em 13 vezes a população na alta temporada. Mas não é só no verão que o reservatório tem utilidade. Em períodos de escassez e de manutenção de rede também.

Publicidade

O impacto positivo na vida do Seu Antônio e de seus familiares vai além de ter água tratada sempre. A iniciativa traz mais saúde para todos da casa. De acordo com levantamento do Instituto Trata Brasil, organização de sociedade civil de interesse público, formada por empresas que tem como objetivo o avanço do saneamento básico e a proteção de recursos hídricos no país, cerca de 173,7 casos para cada mil habitantes foram de afastamento das suas atividades por doenças de veiculação hídrica e 77,3 casos para cada mil habitantes de pessoas acamadas por conta de consumo de água sem tratamento em Santa Catarina. O estudo foi realizado em 2019 com base em dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

“Ajudou bastante. A água é uma preciosidade e com muita economia a caixa d’água tem grande utilidade. São vários benefícios que a gente tem com a água tratada não só para beber, mas também para higienizar os alimentos e as mãos”, afirma Seu Antonio.

A iniciativa

O projeto é da concessionária Águas de Bombinhas e contou com o apoio da Prefeitura de Bombinhas e permitiu que as pessoas inscritas no Cadastro Único (CadÚnico), que é um registro que permite saber quem é e como vivem as famílias de baixa renda no Brasil, receberem não só a caixa d’água, mas também fazer parte da tarifa social que abate cerca de 80% do valor da fatura de água de famílias em vulnerabilidade.

Conforme o analista de Responsabilidade Social da Águas de Bombinhas Alex Schwabe, as famílias que entram no programa Tarifa Social automaticamente já passam por uma análise para receber a caixa d’água:

“Foi realizado o mapeamento das famílias em vulnerabilidade que não tem reservatório e junto com a Secretaria de Assistência Social da prefeitura fizemos a entrega dessas caixas d’água. A famílias que necessitam podem nos procurar. O único requisito é estar cadastrado no CadÚnico. A gente faz a entrega de forma gratuita”, afirma.

Schwabe revela o tamanho do impacto social da iniciativa: “O impacto social é imenso onde a família que já sofre com a sua vulnerabilidade não sofrerá mais com a falta de água momentaneamente. Ela vai ter o reservatório de pelo menos um dia. E a tarifa social é imensurável”.

Já Secretária de Assistência Social, Telma Mafra avalia que a iniciativa melhorou muito a vida das famílias: “Era difícil. A gente tem 20 mil habitantes durante o ano tanto, mas quando chega no verão, Bombinhas chega a 200 mil, 300 mil moradores e as pessoas mais vulneráveis sofrem muito com a falta d’água. Assim eles vão ter mais tranquilidade. Já passamos a ter 15 dias sem água. Passamos pela pandemia que obrigava as pessoas a higienizar mais a mão e essa iniciativa trouxe mais saúde para as pessoas”, finaliza.

Moradores de Bombinhas que se enquadram nos requisitos para receber o benefício podem entrar em contato com o telefone 0800 595 4444 para mais informações.

Acompanhe a matéria em vídeo:

E como seu Antonio é músico, que tal música na nossa reportagem? Confira a versão em áudio:

Reportagem: Anderson Rodrigo Vieira

Comentários


Os comentários serão analisados pelo editor do site e podem ser excluídos caso contenham conteúdo discriminatório, calunioso ou difamador. O nosso objetivo é promover a discussão de ideias entre os internautas. Esteja ciente que comentando aqui você assume responsabilidade pela sua opinião.
Jornalista graduado pela Univali em 2003 e pós-graduado em Gestão Estratégia Empresarial (ICPG) e Marketing (Univali). Passou por diversos veículos de comunicação da cidade, principalmente rádio. Desde 2011 atua também com treinamentos na área de oratória. Já treinou políticos, empreendedores, profissionais liberais e pessoas que tinham interesse em dar entrevista na mídia. Em 2014 fundou o Olhar do Vale, portal de notícias de credibilidade na cidade.