Projeto de sustentabilidade é atração na 36ª Oktoberfest

Projetos de descarte correto dos resíduos recicláveis ganham cada vez mais força em todo o planeta e a maior festa alemã das Américas não poderia ficar de fora dessas ações

Foto: Marcelo Martins

A Prefeitura de Blumenau, por meio do Samae, embarcou como parceira em duas super ações que estão fazendo o maior sucesso na festa: o “Papa Copos”, sistema desenvolvido pelo Euro Ambiental e doado para o Samae e a “Lixeira gigante”, projeto desenvolvido pela NSC. Os projetos fazem parte do “Oktoberfest Consciente” que ganhou destaque em 2018, mas este ano recebe um reforço com parceiros totalmente engajados. 

Distribuídos em locais estratégicos do Parque Vila Germânica, o “Papa Copos” tem a capacidade de armazenar 2 mil copos que serão destinados para a reciclagem, evitando que sejam enviados para o aterro sanitário e reinseridos em processos produtivos através da reciclagem.

Além disso, a lixeira de mais de 5 metros de altura adiciona diversão à festa. A instalação está disposta durante todo o evento, em frente ao Pavilhão 1 da Vila Germânica. Para realizar o descarte, os visitantes pulam em trampolim para alcançar a abertura da lixeira. A iniciativa foi inspirada no grande volume de lixo plástico, cerca de 2 milhões de copos descartados em cada edição da festa. O objetivo é incentivar os visitantes a realizarem descarte correto de copos plásticos.

Publicidade

Todos os resíduos recolhidos serão processados pela Carbo Brasil, uma empresa blumenauense que transformará todo o volume recolhido em itens como mesas, banquetas, bancos e outros, que serão doados para escolas da rede pública. O Instituto Gigantes da Ecologia também está presente em um stand, próximo do local onde a “Lixeira Gigante” foi instalada, fornecendo informações de sustentabilidade e promovendo a troca de um copo de acrílico, a cada 50 copos de plástico entregues.

Comentários


Os comentários serão analisados pelo editor do site e podem ser excluídos caso contenham conteúdo discriminatório, calunioso ou difamador. O nosso objetivo é promover a discussão de ideias entre os internautas. Esteja ciente que comentando aqui você assume responsabilidade pela sua opinião.

O Olhar do Vale é um jornal digital que traz notícias de Brusque, Guabiruba, Botuverá e  região do Vale do Itajaí.

Somos um portal de notícias dedicado aqueles que buscam informação de qualidade,  jornalismo com verdade.