Projeto de lei que estabelece o Calendário Fiscal de 2022 é aprovado na Câmara

Foto: Aline Bortoluzzi/Imprensa Câmara Brusque

Vereadores aprovaram o Projeto de Lei Complementar nº 29/2021, apresentado pelo Poder Executivo, que define o Calendário Fiscal para arrecadação dos tributos municipais do ano de 2022. Em votação única, a proposta foi deliberada durante a sessão ordinária desta terça-feira, 9 de novembro.

Os munícipes poderão dividir o valor do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) em até 10 vezes, mas para ter desconto de 15% no pagamento, o contribuinte deverá quitá-lo em cota única até 10 de março. Aqueles que optarem pelo pagamento em 3 vezes terão desconto de 10%. O PLC mantém ainda o desconto adicional de 5% aos contribuintes que estiverem em dia com o pagamento deste imposto até 31 de dezembro de 2021.

O Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN) referente ao exercício de 2022 deverá ser pago até 31 de janeiro, em cota única, ou em até 6 parcelas, até o mês de junho, sendo R$ 50,00 o valor mínimo da parcela. Também até 31 de janeiro deve ser paga a Taxa de Licença para Localização e Funcionamento (T.L.L.F), em única vez.

Publicidade

Para o próximo ano, o PLC define o valor da Unidade Fiscal Municipal (U.F.M.) em R$ 4,8587 e estabelece o reajuste de 10,78% nos tributos municipais, com base no Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC).

Antes de ser votada no plenário, a matéria passou pela análise da Comissão Conjunta de Constituição, Legislação e Redação (CLR), de Finanças, Orçamento e Fiscalização Financeira e (FOFF) e de Serviços Públicos (CSP), com a emissão de parecer favorável à aprovação.

Comentários


Os comentários serão analisados pelo editor do site e podem ser excluídos caso contenham conteúdo discriminatório, calunioso ou difamador. O nosso objetivo é promover a discussão de ideias entre os internautas. Esteja ciente que comentando aqui você assume responsabilidade pela sua opinião.