Projeto de lei que denomina a “Ponte Arquiteta Andrea Patrícia Volkmann” é aprovado por unanimidade

Foto: Divulgação SECOM Brusque

A ponte construída para ligar a rodovia Antônio Heil à rua João Bauer, no Centro de Brusque, receberá o nome de “Ponte Arquiteta Andrea Patrícia Volkmann”. Formalizada pelo governo municipal no Projeto de Lei Ordinária nº 70/2023, a escolha é uma reverência à memória da servidora pública falecida em 15 de agosto deste ano, aos 51 anos, e que ocupava na Prefeitura o cargo de secretária de Infraestrutura Estratégica. O texto foi aprovado por unanimidade dos vereadores, em primeira votação, na sessão ordinária da última terça-feira, 3 de setembro. A proposta motivou inúmeros elogios à profissional na tribuna do parlamento.

“Demos os parabéns para o prefeito André [Vequi] quando ele encaminhou esse projeto a esta casa legislativa, agraciando a nossa querida amiga, que nos deixou precocemente por motivo de câncer. Ela foi a idealizadora, foi quem projetou a ponte. Tenho certeza que é uma justa homenagem”, disse Jean Pirola (PP). “Infelizmente, ela nos deixou antes de fazer a inauguração dessa belíssima obra”. Deivis da Silva, o Deivis Junior (MDB), lembrou: “Tive o prazer de trabalhar com ela na gestão do Dr. Jonas [prefeito de 2017 a 2020]. Eu era secretário de Assistência Social e ela, na época, diretora-geral do DGI [o Departamento Geral de Infraestrutura]”.

Para Deivis a colega era “comprometida em fazer o melhor trabalho” e “se dedicava ao máximo” para a cidade. “A secretaria que a Andrea tocava é sempre responsável por obras gigantes”, afirmou, citando como exemplo a ampliação da margem esquerda da Beira Rio. “Todo esse projeto saiu da secretaria sob a caneta, a ratificação, o olhar carinhoso e profissional da Andrea”. Marlina Oliveira (PT) defendeu que é preciso demarcar a importância de uma mulher ter seu nome escrito na história municipal.

Publicidade

“Em 2017, no município de São Paulo, uma pesquisa apontou que dos 140 monumentos que havia na cidade apenas oito levavam o nome de mulheres. Isso diz sobre o apagamento das mulheres na história. Brusque tem a oportunidade de fazer uma importante inscrição e também uma chamada de atenção”. A vereadora acrescentou: “O nome da arquiteta Andrea traz essa importante reflexão para o município. É uma obra pública de relevância, de expressão e que estará sempre à vista das pessoas”.

A maneira com que Andrea atendia os vereadores que a procuravam ficou marcada para Cassiano Tavares, o Cacá (Podemos). “Num momento conturbado, quando caiu a ponte do Guarani, fui um pouco nervoso falar com ela e ela me tratou com uma gentileza tão grande que me desarmou”, relatou. “A gente teve uma certa demora por causa do governo do estado na época, mas assim que a verba chegou, a nova ponte ficou pronta em tempo recorde. Isso tem muito a ver com o trabalho dela”. Na opinião de Cacá, o PL nº 70/2023 homenageia “uma grande mulher, uma grande arquiteta e uma grande profissional”.

Natal Lira (DC) também se manifestou: “Concordo 100% com o nome da Andrea, porque ela era uma pessoa maravilhosa, atenciosa, profissional, acima de tudo. Acho que as pessoas têm que ser gratificadas pelo que elas fazem”. Ivan Martins (Republicanos) foi o último a falar: “A Andrea, além de uma grande profissional, deixou sua digital não só nessa ponte, mas em várias obras importantíssimas. Ela merece essa homenagem, que com certeza será feita. A qualquer hora do dia, chamávamos a Andrea no WhatsApp para dirimir qualquer dúvida e ela, prontamente, nos respondia de forma cortês. Só temos que elogiar e agradecer por tudo o que ela sempre fez pela nossa cidade”. O PL nº 70/2023 precisa ainda passar por segunda discussão e votação do plenário antes de ser encaminhado à sanção do prefeito.

Quem foi Andrea Patrícia Volkmann


Ao protocolar o projeto de lei na Câmara, o Poder Executivo anexou à proposta uma breve biografia de Andrea. O texto é reproduzido abaixo.
“Andrea Patrícia Volkmann nasceu em 24 de agosto de 1971, na cidade de Blumenau – SC. Formou-se em Arquitetura pela FURB, em 1997. Posteriormente, concluiu mestrado na Instituição de Ensino Universitário Politécnica de Madrid. Andrea iniciou seus trabalhos no poder público municipal em 2001, atuando como Diretora de Projetos até 2008. Em 2017, retornou como Diretora-Geral na Diretoria-Geral de Infraestrutura (DGI). Atualmente era Secretária Municipal de Infraestrutura Estratégica. Foi membro atuante e dedicada do Clube de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Brusque – CEAB. Faleceu em 15 de agosto de 2023, em Brusque – SC.”

Comentários


Os comentários serão analisados pelo editor do site e podem ser excluídos caso contenham conteúdo discriminatório, calunioso ou difamador. O nosso objetivo é promover a discussão de ideias entre os internautas. Esteja ciente que comentando aqui você assume responsabilidade pela sua opinião.