Programa Amamenta Brusque busca por doadoras


Desde 2014, a Secretaria de Saúde desenvolve o programa Amamenta Brusque. São anos com coletas, orientações e cuidados com mamães e bebês. Em 2023, a missão continua, e para isso o programa precisa do apoio da comunidade, principalmente após as festas de final de ano e férias. O leite doado, serve de alimento para os recém-nascidos internados na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) neonatal do Hospital Azambuja e região.

A coordenadora, enfermeira Sheila Neves, explica que o leite materno é o melhor alimento para os bebês, porque contém nutrientes e anticorpos essenciais para o seu desenvolvimento, além de proteger de alergias e doenças durante a infância e na idade adulta. “É importante a alimentação exclusiva com leite humano até os seis meses, ainda mais no caso dos recém-nascidos prematuros, internados em Unidades de Cuidados Intensivos que, por sua própria condição, não conseguem sugar direto do seio de suas mães”.

Publicidade

Sheila salienta que o objetivo é estimular as mulheres em fase de amamentação a fazerem doações de leite humano, durante todo o ano, mas durante feriados prolongados e férias, o volume de leite materno coletado diminui. “Muitas vezes por conta das viagens que as doadoras realizam neste período de férias temos uma baixa, por isso todo o início de ano reforçamos a importância das doações”.

As mamães que têm excedente de leite materno, e queiram doar devem entrar em contato com o programa Amamenta, no Whatsapp (47) 9 96981221 ou com a Secretaria no telefone, (47) 3255-6840. Ou então, pode ser através do contato direto na sala do Amamenta Brusque no prédio da Policlínica, sem agendamento. A equipe fará uma breve entrevista e as orientações para a doação.

Em 2022, foram coletados mais de mil litros de leite humano, e devido ao convênio do programa com o Banco de Leite de Blumenau, foi possível suprir a necessidade de leite pasteurizado da UTI neonatal do Hospital Azambuja e as demais UTIs da região.

Comentários


Os comentários serão analisados pelo editor do site e podem ser excluídos caso contenham conteúdo discriminatório, calunioso ou difamador. O nosso objetivo é promover a discussão de ideias entre os internautas. Esteja ciente que comentando aqui você assume responsabilidade pela sua opinião.