Professores fazem manifestação em frente à prefeitura de Brusque

Objetivo é cobrar que a aplicação do reajuste de 14,95% no Piso Nacional da Educação seja na carreira;


Professores da rede municipal de ensino de Brusque estiveram na frente da Prefeitura na manhã desta quinta-feira pedindo a aplicação do Piso Nacional da Educação. O novo piso para 2023 sofre um reajuste de 14,95% e a principal cobrança da Educação é que seja aplicado o reajuste na Carreira do Professor.

Ao Olhar do Vale a presidente do  Sindicato Dos Servidores Públicos Municipais de Brusque e Região, (SINSEB) Tânia Mara Vieira Pompermayer disse que a prefeitura já se manifestou que irá cumprir o piso.

“A prefeitura tem cumprido para quem está iniciando a carreira, mas não está aplicando nos demais professores. Por exemplo, um professor que inicia hoje vai ganhar R$ 4.420,00, um professor que está efetivo há 12 anos ganha o mesmo valor, até um pouco menos. Então a reinvindicação é que seja aplicado na carreira. Então a prefeitura anuncia que aplicou os 33% ano passado, não aplicou (para carreira), aplicou para quem estava entrando. Esse ano será a mesma coisa, o sindicato já oficializou o município, perguntando qual seria a posição em relação ao piso e não tivemos resposta ainda.” afirma.

Publicidade

Tânia ainda disse que o valor vem do governo federal, da Fundeb, um recurso que vem por custo de aluno. “O município tem que pagar no mínimo 70% desse valor em salário, podendo pagar 100%, não adianta investir em projeto e não investir no professor. Projetos sem valorização do professor.”

Hoje é o último dia de férias para os professores da rede pública, a presidente do sindicato disse que eles estão voltando amanhã, mas contando com a valorização da aplicação na carreira.

Comentários


Os comentários serão analisados pelo editor do site e podem ser excluídos caso contenham conteúdo discriminatório, calunioso ou difamador. O nosso objetivo é promover a discussão de ideias entre os internautas. Esteja ciente que comentando aqui você assume responsabilidade pela sua opinião.