Professora da João Hassmann ministra aulas de casa, em tempo real, para os alunos na escola

Por pertencer ao grupo de risco, a professora Zelir Hoinatz Moraes está em trabalho remoto e realiza as aulas síncronas - em tempo real.


Em tempos de pandemia e distanciamento social, a educação foi uma das áreas que mais precisou se reinventar. Na Escola de Ensino Fundamental João Hassmann (Johas), no bairro Guarani em Brusque (SC), por exemplo, a aula de Geografia é realizada virtualmente para os alunos que frequentam as aulas de forma presencial.

Por pertencer ao grupo de risco, a professora Zelir Hoinatz Moraes está em trabalho remoto e realiza as aulas síncronas – em tempo real. “Professora e alunos interagem em um espaço virtual. A exemplo dos formatos de aula online que incluem salas de videoconferência e transmissões ao vivo”, detalha a diretora Sandra Regina Aguiar.

De acordo com ela, diante do desafio de manter a professora em casa foi organizado um espaço na escola com data show, para realizar as aulas síncronas de Geografia, no horário normal que os estudantes frequentam.

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Em sala, os alunos são acompanhados por um monitor ou professor de outra área com aula disponível. Este profissional auxilia tanto a professora quanto os estudantes durante a aula.

“As aulas síncronas foram iniciadas a partir da 3ª semana do ano letivo. Desde então, no momento da disciplina de Geografia os alunos são encaminhados para a sala e a professora dá aula de casa. A gente criou um link do Google Meet, que inclusive foi disponibilizado para os alunos que estão 100% remotos”, conta.

A diretora ressalta a interação entre os estudantes e a professora. “É uma aula normal, só que ela é feita da casa da professora e os alunos estão na escola, ou seja, o inverso do que era ano passado”, comenta.

Sandra explica que foi organizado um cronograma para que um profissional sempre acompanhe os alunos presencialmente. “Objetivo é auxiliar a professora e também manter a disciplina, para os estudantes manterem-se nos seus lugares seguindo todos os protocolos sanitários”, frisa.

Para a professora, a resposta dos alunos ao novo formato de aula foi positiva e o objetivo de ensino aprendizagem é alcançado diariamente. “É uma nova dinâmica, tanto para mim como para eles. Conversamos, eles fazem perguntas e eu respondo. É muito boa a participação durante a aula”, ressalta Zelir.

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