Procon apreende mais de 220 kg de alimentos vencidos em supermercados de Gaspar

Foto: Divulgação

A Superintendência da Coordenadoria Municipal de Defesa do Consumidor (Procon – Gaspar) em parceria com o Procon Estadual, realizou uma operação em sete supermercados de Gaspar, nos dias 11 e 12 de julho. O objetivo foi verificar a denúncias de consumidores sobre a venda de produtos com a validade vencida nos estabelecimentos. Foram recolhidos mais de 220 kg de alimentos impróprios para consumo.

Nos dois dias, foram recolhidos iogurtes, linguiças, embutidos, laticínios em geral, cereais e produtos da padaria. Dos sete estabelecimentos fiscalizados, três apresentaram irregularidades. A equipe do Procon apreendeu 230 produtos fora do prazo de validade em um estabelecimento, totalizando 152 kg, em outro estabelecimento foram confiscados mais 79 produtos, sendo 38kg e no último foi encontrado 116 produtos vencidos, representando mais 31 kg. Nos demais estabelecimentos não foram encontrados irregularidades.

O superintendente do Procon, Roberto Procópio, lamenta o resultado das fiscalizações. “Estamos atuando firmemente para que o consumidor gasparense sinta confiança ao fazer suas compras. Esta é uma prática que não nos prejudica apenas como consumidores, mas coloca em risco a nossa saúde. Por isso, já tomamos medidas legais para coibir novas práticas que ferem de alguma forma o consumidor”, salienta Procópio.

Publicidade

Caso o consumidor encontre na prateleira produtos fora do prazo de validade, o estabelecimento é obrigado a fornecer outro produto idêntico ou similar gratuitamente, confirme a Lei 17.123/2017. Se a validade do produtor for verificada fora do estabelecimento, o consumidor deverá comparecer ao estabelecimento, com a nota fiscal e trocar o produto, mas, neste caso, não terá direito a gratuidade.

O Procon de Gaspar orienta aos consumidores que devem ficar atentos aos prazos de validade de todos os produtos quando forem às compras. Caso sejam observadas irregularidades, é possível fazer denúncia ao Procon pelo WhatsApp: (47) 3332-9539 ou pelo telefone (47) 3091-2084 ou disque 151. Além disso, o órgão atende de segunda a sexta-feira, no Paço Municipal, das 8h às 17h.

Comentários


Os comentários serão analisados pelo editor do site e podem ser excluídos caso contenham conteúdo discriminatório, calunioso ou difamador. O nosso objetivo é promover a discussão de ideias entre os internautas. Esteja ciente que comentando aqui você assume responsabilidade pela sua opinião.