Primavera inicia hoje às 16h21


A primavera astronômica se inicia neste dia 22 de setembro às 16h21min. Porém, a primavera climática, que é o período do ano que apresenta características climáticas correspondentes a esta estação do ano, abrange todo mês de setembro e, também outubro e novembro.

O trimestre de primavera (setembro/outubro/novembro) é caracterizado por apresentar um aumento nos volumes de chuva em relação ao inverno e também por apresentar temperaturas médias maiores. A chuva que antes
ocorria, sobretudo, devido a passagem de sistemas meteorológicos, agora passa a ocorrer também devido a atividade convectiva (calor e alta umidade).

Por este motivo, aumenta a condição para temporais isolados, com rajadas momentâneas de vento forte, chuva intensa em curto período de tempo, descargas elétricas e eventual queda de granizo. Outra característica da estação é a alta incidência de dias de céu nublado ou encoberto, com chuva fraca e isolada e baixa amplitude térmica diária devido a atuação mais constante da circulação marítima.

Publicidade

Apesar das temperaturas gradualmente se elevarem ao longo da estação e o calor se fazer mais presente, dias de temperaturas mais baixas ainda podem ocorrer.


O que esperar da primavera de 2021?

A previsão climática indica que o início da estação será marcado pela condição de neutralidade climática. Entretanto, modelos climáticos e os principais órgãos meteorológicos responsáveis pela observação do Pacífico Equatorial, denotam alta possibilidade de transição para fenômeno La Niña ao longo da estação até sua efetiva configuração no verão 2021/2022.

A tendência é de que o trimestre continue com chuva irregular e mal distribuída. No mês de outubro, há perspectiva de maior disponibilidade de umidade e, por este motivo, é o mês com melhor condição para chuva. Já no mês de
novembro, a tendência é de que chuva fique abaixo da média e apresente distribuição irregular.

Com relação às temperaturas, a tendência é de que fique dentro da normalidade durante a estação. Dias de temperaturas amenas e com baixa amplitude térmica associadas a circulação marítima se alternam com dias de
temperaturas mais elevadas associadas ao transporte de ar quente do vento noroeste.

Além disso, tal como já observado em primaveras anteriores, não se descarta a ocorrência de onda de calor mais intenso durante a primavera de 2021, onde a temperatura pode alcançar ou mesmo ultrapassar os 35°C.

Comentários


Os comentários serão analisados pelo editor do site e podem ser excluídos caso contenham conteúdo discriminatório, calunioso ou difamador. O nosso objetivo é promover a discussão de ideias entre os internautas. Esteja ciente que comentando aqui você assume responsabilidade pela sua opinião.