Prefeitura lança aplicativo Saúde Cidadão e serviço de 0800

A Secretaria de Saúde de Brusque apresentou, na tarde desta segunda-feira (20), o sistema de informatização da pasta, que inclui prontuário eletrônico, painel de indicadores para a gestão, aplicativo para Agentes Comunitários de Saúde, além de aplicativo para os usuários do SUS e serviço de 0800 para cancelamento de consultas.

Por meio do número 0800 323 0156 quem tiver consultas agendadas com especialistas poderá desmarcar de forma gratuita. O objetivo é diminuir o número de faltas às consultas, que em Brusque chega a 12%. “Quando alguém desmarca com antecedência podemos marcar o horário para outra pessoa, queremos contar com esta responsabilidade social da nossa população”, explica o secretário Humberto Fornari. O serviço de 0800 funcionará de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h. Consultas das Unidades Básicas de Saúde devem ser desmarcadas no próprio local.

Além do serviço de 0800, a Secretaria de Saúde conta também com o aplicativo Saúde Cidadão. Inicialmente estará disponível para sistema Android e poderá ser baixado a partir de sexta-feira (24). O App contará com todas as informações do usuário, como consultas, exames e medicação retirada. Além disso, em breve, ele emitirá alerta para consultas agendadas. Para acessar basta entrar com o número do CPF ou do Cartão Nacional do SUS e a data de nascimento.

Publicidade

Sistema de informatização otimiza trabalho dos profissionais de saúde

Atualmente todos os profissionais da Atenção Básica e Especializada contam com o prontuário eletrônico, onde estão centralizadas todas as informações clínicas assistenciais do paciente, com todo o histórico dele, prescrição, sinais vitais, exames laboratoriais, diagnósticos, entre outros. “Com isso otimizamos o tempo dos profissionais e agiliza o atendimento do paciente”, explica o coordenador de Tecnologia de Informação, Victor Sardo.

A Vigilância Sanitária também já conta com o G-Vis onde contadores e empresários podem fazer solicitação e renovação de alvarás e a população pode fazer denúncias. Todo documento emitido possui QR Code e assinatura eletrônica.

Os Agentes Comunitários de Saúde do bairro Rio Branco foram os primeiros a receber tablets para realizar as visitas domiciliares e até o final do ano todos os ACS contarão com a ferramenta. Por meio de aplicativo eles realizam toda a coleta de dados das famílias, fazem registros da visita domiciliar, além de poderem tirar fotos do local visitado. Um dos diferenciais é que todo o trajeto e as residências visitadas podem ser acompanhados por georreferenciamento.

Para que a gestão consiga ter a visão do todo, há o painel de indicadores, que mostra o número de consultas realizadas, número de cadastros, quantidade de saídas de medicamento, agendamentos, tudo em tempo real. “Com isso conseguimos ter uma ampla visão da saúde e saber para onde precisamos seguir, com estatísticas fieis. Sabemos quantos são hipertensos, quantos são diabéticos, por exemplo, sabemos quantos estão medicados, sendo tratados. É o retrato real da saúde da nossa cidade, o que faz com que possamos investir no lugar certo”, finaliza Fornari.

Comentários


Os comentários serão analisados pelo editor do site e podem ser excluídos caso contenham conteúdo discriminatório, calunioso ou difamador. O nosso objetivo é promover a discussão de ideias entre os internautas. Esteja ciente que comentando aqui você assume responsabilidade pela sua opinião.