Prefeitura de Brusque irá promover testes rápidos de HIV


hivA Prefeitura de Brusque promove na próxima semana uma  ação de conscientização à saúde da comunidade. Entre os dias 7 e 11, uma equipe de profissionais irá realizar testes rápidos para o diagnóstico precoce de doenças virais como Sífilis, Hepatites e HIV, além de orientar a população e mostrar a importância de se ter uma vida equilibrada. As atividades integram a Semana Nacional de Humanização e o Dia Mundial da Saúde, celebrado na segunda-feira (7).

A mobilização é coordenada pela Secretaria de Saúde em parceria com o Serviço de Assistência Especializada, Atenção Básica e o Comitê de Humanização. A diretora de Vigilância em Saúde de Brusque, Mirela Correa, explica que o teste rápido é mais uma estratégia que detecta os anticorpos contra o HIV em um tempo inferior a 30 minutos. “A eficácia no resultado tem a mesma confiabilidade dos exames convencionais e não há necessidade de repetição em laboratório”, acrescenta.

Os testes serão realizados durante todo o dia 8 na praça Barão de Schneeburg em período integral – das 08h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h. Já no dia 9, quarta-feira, a equipe vai a Blumenau apresentar as ações desenvolvidas pelo Comitê de Humanização em evento especial voltado a profissionais da área. Além disso, a Secretaria de Saúde também promove durante a semana diversas ações de conscientização junto a alunos da rede pública de ensino.

Publicidadelm MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO BRUSQUE

No dia 10 os testes serão realizados no Cagerê durante o período da manhã. Mirela ressalta que os exames também são realizados pelo Sistema Único de Saúde de forma sigilosa e gratuita nas campanhas específicas do Serviço de Assistência Especializada. Em breve, também nas Unidades Básicas de Saúde.

Comentários


Os comentários serão analisados pelo editor do site e podem ser excluídos caso contenham conteúdo discriminatório, calunioso ou difamador. O nosso objetivo é promover a discussão de ideias entre os internautas. Esteja ciente que comentando aqui você assume responsabilidade pela sua opinião.

O Olhar do Vale é um jornal digital que traz notícias de Brusque, Guabiruba, Botuverá e  região do Vale do Itajaí.

Somos um portal de notícias dedicado aqueles que buscam informação de qualidade,  jornalismo com verdade.