Prefeito Ari Vequi assina a Lei que institui o Junho Branco


Na manhã desta quarta-feira (01), no Gabinete do Prefeito, nas presenças do presidente da Câmara de Vereadores, Alessandro Simas, presidente do Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas (Comad), Luiz Antônio Vogel Junior, o vereador Jean Pirola, o prefeito Ari Vequi assinou a Lei Nº 44/2022, que institui o mês de alusivo à prevenção ao uso de drogas em Brusque, denominado ‘Junho Branco’. A normativa legal tem a finalidade de regulamentar as atividades do Comad em órgãos públicos.

Para marcar o Junho Branco e conscientizar a comunidade para o tema, o Comad articula, mobiliza e sensibiliza a sociedade civil, por meio de políticas públicas que promovem a prevenção ao uso e abuso de drogas lícitas e ilícitas. Isso deve ocorrer com a realização de reuniões, congressos, eventos esportivos, atividades educativas e culturais, promoção de palestras na rede de ensino, além do desenvolvimento de campanhas em mídias sociais e iluminação branca em prédios públicos.

Luiz Antônio Vogel Junior, presidente do Comad, explica a importância desta nova lei. “É mais um marco para Brusque, a partir de hoje os meses de junho não serão mais os mesmos. A Lei do Junho Branco, é um importante instrumento na luta contra o uso de drogas. Já estávamos com algumas campanhas engatilhadas e a sociedade verá diversas ações dos atores da rede, sobretudo no Centro Integrado de Atenção Psicossocial (Ciaps), em conjunto com o Comad”.

Publicidade

Vogel ressalta que o uso e abuso das drogas é uma realidade mundial, e a lei ajudará a prevenir que mais pessoas sejam atraídas para o vício. “Existem diversos problemas, e muitos deles são até desconhecidos. Porém eles existem, sobretudo em escolas. Trabalharemos com a prevenção primária do uso de drogas”, continua.

Além disso, o presidente do Conselho afirma que atualmente não é possível definir um público exato que mais utiliza drogas em Brusque. “Recebemos muitas denúncias, tanto em relação ao público adolescente como também, de adultos. Portanto não podemos segmentar uma classe específica. Por isso, a prevenção dentro das escolas é extremamente importante”, finaliza.

Comentários


Os comentários serão analisados pelo editor do site e podem ser excluídos caso contenham conteúdo discriminatório, calunioso ou difamador. O nosso objetivo é promover a discussão de ideias entre os internautas. Esteja ciente que comentando aqui você assume responsabilidade pela sua opinião.