Policial militar catarinense servindo na Somália é finalista do Prêmio Mundial da ONU

cabo-raony
Foto: Divulgação

Um membro da Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC) é um dos quatro finalistas no Prêmio do Secretário-Geral 2023 da Organização das Nações Unidas (ONU), categoria Valores e Comportamentos, na Somália.

O policial militar trata-se do cabo Raony Osório, que atua desde maio de 2022 como consultor policial da ONU na Missão Assistência da ONU na Somália (UNSOM) e como consultor jurídico, auxiliando no desenvolvimento da legislação policial do país, controle interno e disciplina, em apoio ao Ministério de Segurança.

Sendo o único militar brasileiro atuando no país, ele foi selecionado entre um grupo de mais de 35.000 funcionários do Secretariado da ONU em todo o mundo, entre policiais e civis.

Publicidade

O militar vem se destacando nos trabalhos desenvolvidos na progressão do sistema de federado de polícia em diferentes Estados do país africano, como Jubaland e Galmudug, por meio de gestão de projetos, coordenação e apoio na formulação de estratégias para as polícias estaduais, incluindo proteção de direitos humanos e participação feminina.

Além disto, a participação nessa missão reforça o compromisso do cabo Raony em servir e proteger a comunidade. Os policiais designados apoiam o Governo local na implementação do Sistema Federado de Polícia. Ou seja, para a missão, são escolhidos policiais especialistas de todo o mundo em áreas de gestão, coordenação, projetos e outras áreas.

De acordo com o cabo Raony Osório, “é muito bom ter esse reconhecimento de minha liderança e dos meus colegas e me sinto honrado com a indicação para este prêmio. Com certeza essa premiação está alinhada com meus valores e com a missão que desempenho para esta comunidade e para a UNSOM”.

A próxima etapa do concurso é uma votação interna que já está em andamento e vai até dia 4 de abril. A corporação está orgulhosa com os serviços prestados pelo cabo Raony e sua atuação é um exemplo notável do trabalho incansável realizado pelas forças de segurança em benefício da sociedade.

Sobre o Prêmio

Todos os anos, o Secretário-Geral homenageia e reconhece o desempenho significativo do pessoal da Secretaria da ONU que vai além do esperado no cumprimento de suas funções ou inicia e implementa projetos de grande impacto e potencial inovador com o Prêmio do Secretário-Geral da ONU.

Na categoria Valores e Comportamentos da ONU, um indivíduo ou uma equipe será homenageado por demonstrar de forma exemplar os valores e comportamentos da Estrutura de Valores e Comportamentos da ONU em seu trabalho diário.

Criada em 2021 com a participação de cerca de 4.500 funcionários, liderada pelo Escritório de Recursos Humanos do Departamento de Estratégia, Política e Conformidade de Gestão, a Estrutura de Valores e Comportamentos da ONU descreve nossa cultura organizacional – combinando o melhor de nossa cultura atual e nossas aspirações para o futuro. Baseia-se na força das Competências para o Futuro lançadas em 1999, incorporando as mudanças internas e externas ocorridas desde então.


Confira o vídeo de apresentação para a votação do trabalho desenvolvido pelo cabo Raony para esta etapa final:

Clique aqui.

Comentários


Os comentários serão analisados pelo editor do site e podem ser excluídos caso contenham conteúdo discriminatório, calunioso ou difamador. O nosso objetivo é promover a discussão de ideias entre os internautas. Esteja ciente que comentando aqui você assume responsabilidade pela sua opinião.