PL de Rick Zanata obriga realização semanal de homenagem à bandeira e execução do hino nacional em escolas

”É um momento de patriotismo e que faz despertar nos alunos o amor, o respeito à pátria e à nossa nação”, disse o vereador

Foto: Talita Garcia/Imprensa Câmara Brusque

Ao abrir seu pronunciamento durante a sessão ordinária da terça-feira, 5 de outubro, o vereador Ricardo Gianesini, o Rick Zanata (Patriota), destacou o Projeto de Lei nº 96/2021, de sua autoria. A proposta complementa o conteúdo da Lei Ordinária nº 2.628/2002, que estabeleceu a obrigatoriedade de execução dos hinos municipal e nacional, com o hasteamento da bandeira do Brasil, nas escolas de ensino fundamental da rede municipal de ensino, mas não dispôs sobre a periodicidade com que o ato deveria ocorrer. O projeto de Zanata define que a homenagem à bandeira e a execução do hino nacional aconteça ao menos uma vez por semana nesses educandários.
“Eu pensei nesse PL pelo fato de ser um momento de homenagem à bandeira e que resgata a tradição de cantar o hino nacional, de patriotismo e que faz despertar nos alunos o amor, o respeito à pátria e à nossa nação”, justificou o parlamentar.


“Precisamos fortalecer esses valores e respeitar o nosso principal símbolo, a bandeira brasileira. No meu ponto de vista, é de suma importância que esse PL seja aprovado. Indiferentemente da gestão que estiver à frente do município, isso tem que ser uma obrigação”, emendou.


Debate
Outros vereadores opinaram em apartes sobre o PL nº 96/2021.
“Tenho certeza de que é um grande projeto, nossa cidade só tem a ganhar”, contribuiu Nik Angelo Imhof (MDB), líder do governo na Câmara.
Marlina Oliveira Schiessl (PT), que é professora, ponderou que a prática proposta por Zanata já é comum em Brusque. “Vejo que esse PL talvez não tenha necessidade, porque esse já é um fato concreto na nossa rede”, disse a vereadora.
Por sua vez, Jean Pirola (PP) defendeu que antigas disciplinas escolares, como Preparação para o Trabalho, Organização Social e Democrática Brasileira, e Educação Moral e Cívica deveriam voltar às grades curriculares. “Para mostrar a essa juventude o que é o patriotismo”, afirmou o progressista.
Natal Carlos Lira (DC), André Vechi (DC) e André Batisti, o Déco (PL), também se posicionaram a favor da matéria, que foi despachada pelo presidente Alessandro Simas (DEM) para análise das comissões técnicas da Câmara.

Publicidade

Outros assuntos
Num segundo momento, Zanata reverenciou o trabalho da Rede Feminina de Combate ao Câncer (RFCC) de Brusque e mencionou a campanha Outubro Rosa. “Quero deixar registrado os meus parabéns a todas as mulheres envolvidas e à instituição”, declarou.
Ainda na tribuna, ele comemorou ter recebido a segunda dose da vacina AstraZeneca contra a Covid-19 e elogiou o bom atendimento prestado pelos profissionais de Saúde responsáveis por esse serviço.

Comentários


Os comentários serão analisados pelo editor do site e podem ser excluídos caso contenham conteúdo discriminatório, calunioso ou difamador. O nosso objetivo é promover a discussão de ideias entre os internautas. Esteja ciente que comentando aqui você assume responsabilidade pela sua opinião.

O Olhar do Vale é um jornal digital que traz notícias de Brusque, Guabiruba, Botuverá e  região do Vale do Itajaí.

Somos um portal de notícias dedicado aqueles que buscam informação de qualidade,  jornalismo com verdade.