Dia da Pizza: Pizzaria de Brusque tem Chef formado em Escola Italiana


O Dia da Pizza é comemorado em 10 de julho, quando a data foi instituída pelo então secretário de turismo de São Paulo Caio Luís de Carvalho, em 1985. Foi feito um concurso estadual em São Paulo que elegeria as 10 melhores receitas de mussarela e margherita.

A história da pizza começou há 6 mil anos com os egípcios. Acredita-se que eles foram os primeiros a misturar farinha com água.

Outros afirmam que os pioneiros são os gregos, que faziam a massas à base de farinha de trigo, arroz ou grão-de-bico e as assavam em tijolos quentes. A novidade foi parar na península da Etrúria, na Itália. Era um alimento de pobres do Sul da Itália. Mas foram os napolitanos que passaram a acrescentar molho de tomate e orégano à massa, que era dobrada ao meio e devorada como se fosse um sanduíche. Quem tinha um pouco mais de dinheiro colocava queijo, pedaços de linguiça ou ovos por cima.

Publicidade

A partir do século XVI, a novidade era apreciada na corte de Nápoles e logo se espalhou pelo mundo.

Pizzas podem ter uma centena de coberturas. A primeira redonda criada por Rafaelle Esposito, em 1889, para ser servida à rainha Margherita, da Itália, foi enfeitada com as cores da bandeira italiana: queijo (branco), manjericão (verde) e tomate (vermelho). No início do século XVIII, Rosa e Raffael Espósito, comerciantes de Nápoles, Itália, produziam e vendiam um alimento, aperfeiçoado da popular massa de pão, recheada de torresmos, azeitona e queijo “cavalo”, que abastecia as mesas das famílias pobres de Nápoles, desde o início daquele milênio, denominada Pizza.

A Fama dos Espósito correu a Itália e fez com que o Rei Umberto I realizasse uma verdadeira operação de guerra para trazer à cozinha do palácio o casal Espósito para que preparassem para a Rainha Margherita de Sabóia, uma pizza, que acabara de inventar, com sabor do manjericão, sobre a massa coberta por mussarela e rodelas de tomate.

O encantamento da Rainha pela pizza acabou determinando o nome de “Margherita” para aquele tipo de recheio. Port’Alba foi a primeira pizzaria de que se tem registro. Surgiu em Nápoles em 1830. A partir daí se disseminou pelas regiões vizinhas e ganhou o mundo com os navios dos imigrantes italianos.

No Brasil, até os anos 50, as pizzarias eram uma exclusividade das colônias italianas e seus redutos.

A partir daí elas se disseminaram por todo o país até se transformarem, nos dias atuais, num dos mais saborosos pratos de nossa culinária.

Pizzaria em Brusque com Chef formado em Escola Italiana

Em Brusque, a excelente qualidade da pizza pode ser provada na Pizzaria Ramalhone, de propriedade de:

Os proprietários Jeferson e Jaqueline.

Jeferson Ramalho e Jaqueline Rosa, ambos chef´s.  Jeferson é Chef pizzaiolo formado pela Scuola Italiana Pizzaioli e Jaqueline é Chef de cozinha formada em Gastronomia pela Univali.

De acordo com os proprietários, o principal foco da Ramalhone é levar a mesa dos clientes
um produto de qualidade, tendo como diferencial a massa fina, feita com farinha 100% Italiana e a Grano Duro, garantindo textura e elasticidade à massa e longa fermentação, sendo uma massa leve e deliciosa. Veja como é o preparo da pizza na Ramalhone:

https://www.facebook.com/ramalhone.pizzaria/videos/1744498438977370/

A Ramalhone também tem pizza com massa 100% integral para quem não gosta de sair da dieta.

É uma relação de amor com a pizza, dizem os proprietários: “Somos tão apaixonados por pizza que escolhemos nossos ingredientes meticulosamente. Esse é o caso do nosso tomate, que é vermelho intenso, mais adocicado e de acidez na medida. Perfeito para o molho único que só é encontrado em nossas pizza”,comentam.

A empresa conta com horta própria. Os manjericões são fresquinhos, colhidos diretamente da horta.

” Para nós, o serviço de atendimento cozinha e motoboy até o cliente é como uma engrenagem. Cada  um faz o seu trabalho com carinho,  amor e muita seriedade. O cliente só tem a ganhar e recebe um produto de qualidade e excelência de serviços”, afirmam os proprietários.

Promoção

Somente hoje, dia da pizza, para quem levar a pizza grande ou gigante, vai pagar apenas R$ 3 na Coca-cola de 1,5 l.

A Ramalhone Pizzaria está localizada na Rua Nair Rechert, 251, bairro Guarani em Brusque. Peça sua pizza pelo  telefone 3354-4747.

Comentários


Os comentários serão analisados pelo editor do site e podem ser excluídos caso contenham conteúdo discriminatório, calunioso ou difamador. O nosso objetivo é promover a discussão de ideias entre os internautas. Esteja ciente que comentando aqui você assume responsabilidade pela sua opinião.