Petição quer instalação de Batalhão de Operações Aéreas no Vale


2
Foto: #BlogDoJaime –

Região – O resgate de cinco jovens que ficaram ilhados no Rio Itajaí Açu, em Blumenau, há pouco mais de uma semana, feito por uma equipe do Batalhão de Operações Aéreas (BOA) do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, originou a criação de uma petição na Internet. A embarcação onde estavam as vítimas acabou virando, após a descida de uma tromba d’água que os atingiu. O motivo do abaixo assinado, de acordo com sua criadora, Lúcia Helena Teles, é pedir ao Governo do Estado a expansão deste serviço, além do fornecimento de aeronaves para a instalação de outro BOA em Blumenau.

4
Foto: #BlogDoJaime

Desta maneira, todas as cidades do Vale estariam aptas a receber atendimentos com um tempo resposta diminuído consideravelmente, aumentando em muito as chances de salvamento de vítimas de vários tipos de ocorrências. No caso de Brusque, caso necessário, uma aeronave poderia se deslocar até a cidade em pouco mais de cinco minutos vindo de Blumenau, onde ficaria situado o novo batalhão. Para Guabiruba e Botuverá, um pequeno acréscimo no tempo, porém, ainda dentro do tempo resposta desejado.

“A região do Vale do Itajaí e norte do Estado, além da grande concentração populacional, possui um litoral bastante visitado por muitos turistas. Além disso, é uma área bastante afetada por eventos climáticos adversos. Por isso necessitam da disposição de uma helicóptero do CBMSC/SAMU para possuir, como na grande Florianópolis, um tempo resposta médio de 15 minutos, com suporte avançado à vida, para o atendimento à vítimas de acidentes, afogamentos, resgate, combate à incêndios e outros”, relatou Teles.

7
Foto: #BlogDoJaime
Publicidade

Apesar de preferirem não se pronunciar acerca do abaixo assinado, já que são servidores públicos estaduais, oficiais e praças do Corpo de Bombeiros de Santa Catarina estão vendo com bons olhos a petição online. Apesar disso, apenas 140 pessoas assinaram o abaixo assinado até o momento. Serão precisas, ao menos, mais 14900 assinaturas para que o primeiro objetivo, ou seja, a pressão sobre o Governo do Estado, seja alcançado.

Para assinar a petição, clique aqui.

Comentários


Os comentários serão analisados pelo editor do site e podem ser excluídos caso contenham conteúdo discriminatório, calunioso ou difamador. O nosso objetivo é promover a discussão de ideias entre os internautas. Esteja ciente que comentando aqui você assume responsabilidade pela sua opinião.