Penha terá mais de 90% da rede de esgoto até 2033, afirma concessionária

As obras de implantação da rede de esgoto chegam em 30 ruas. Foto: Divulgação/Águas de Penha

Localizada no litoral norte, a cidade de Penha possui quase 34 mil habitantes, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O levantamento é do ano passado. Com belezas naturais, a cidade conta ainda com o maior parque temático da América Latina, que só no ano de 2022 atraiu quase 2,5 milhões de turistas. O Beto Carreiro World é o parque mais visitado da América Latina, de acordo com o ranking anual de parques e museus mais visitados no mundo.

Vale destacar também o movimento natural das praias de Penha na temporada de veraneio. São 19 praias na cidade e falta hotel pra tanta gente. A cidade conta com 7 mil leitos de hotelaria, mas só o parque registra um movimento de 2 mil pessoas por dia, dados do conselho municipal de turismo. A falta de estrutura na rede hoteleira é só um dos vários problemas que a cidade enfrenta. O relatório de balneabilidade do instituto de meio ambiente de Santa Catarina (IMA) da última sexta-feira, dia 29 de setembro, apontou que, das 11 praias analisadas pelo instituto, apenas 5 estão próprias para banho e a última bomba foi a perda da Bandeira azul. Certificação Internacional a Bandeira azul certifica praias que cumprem critérios de balneabilidade, preservação ambiental, segurança, infraestrutura, entre outros. Praia Grande, praia da saudade e a bacia da Vovó não conseguiram a renovação do selo e o perderam.

E tudo gira em torno de um problema comum: a falta de saneamento básico na cidade. São diversos problemas enfrentados pelos moradores. Eles chegaram a fazer manifestações pedindo a urgente implantação do saneamento básico no município, como explica o aposentado Rolf Schultz, de 74 anos, morador da praia do Quilombo.

Publicidade

“Nós estamos no movimento a uns três anos, buscando a questão do saneamento básico. Eu não diria só o saneamento básico, mas também a captação de água do Rio Luiz Alves para nós termos água em volume suficiente e em qualidade suficiente para nos atender. É o ano todo na temporada, é um caos e a qualidade da água é nós infelizmente temos que fazer a limpeza com uma frequência muito grande em nossas caixas d’ água, porque não tem condições de ser consumido”, afirma o morador.

Seu Rolf conta também que a pressão deu resultado: “com a pressão que os órgãos competentes tiveram, eles começaram a se mexer para que houvesse, ao início das obras do do saneamento básicos, iniciando praia de São Miguel”, relata.

As obras de tratamento do esgoto em Penha começaram e a empresa responsável por executar a obra é a concessionária Águas de Penha. A empresa promete que até o final de 2023 a rede de Esgoto, chegue a 16 km de extensão.

De acordo com a diretora executiva da concessionária em Santa Catarina, Maraísa Mendonça, as obras já passaram por 30 ruas e a previsão é que em 2033 se atinja 90% de implantação da rede. ” Hoje nós já passamos a obra em 30 ruas. Nós já temos implementado 4,5 km de rede de esgoto e está sendo feito um trabalho com a população de orientação porque neste momento estão acontecendo as obras e aí a rede passa, a ligação fica ali na calçada, só que não pode interligar ainda o sistema de esgotamento sanitário, porque a gente precisa estar com a estação de tratamento de esgoto pronto e implantado”, conta a diretora.

Maraisa relata o avanço da obra. “A gente parte de 0% de cobertura de esgoto em Penha para finalizar o ano com o cronograma de 11% de cobertura e uma coisa que é importantíssimo salientar é que Penha vai contar com 2 sistemas de esgotamento sanitários, duas estações de tratamento que vão compor o sistema de esgotamento sanitário como um todo. Então esse ano está sendo implementado o Gravatá, que atende o bairro Gravatá e e o São Miguel e ano que vem iniciam-se as obras do sistema Iriri que vai é contar com a cobertura do restante dos municípios dos setores e bairros de Penha”, afirma.

Previsão de término

De acordo com a diretora, as obras de esgotamento sanitário no município já passaram por 30 ruas e a previsão é que em 2033 se consiga atingir a 90% da implantação da rede na cidade. ” Nós já iniciamos a obra e passamos passamos em 30 ruas. Já implementamos 4,5 km e mais de 200 ligações já foram implementadas. No final do ano, a gente então finaliza com 11% e em 2033 mais de 90% de cobertura”, informa.

Benefícios da obra

Todos ganham com uma cidade saneada. Além da valorização imobiliária que atinge diretamente a construção civil. O saneamento básico vai trazer mais balneabilidade para as praias e dificilmente Penha perderia suas certificações internacionais.

No entanto, o principal ganho é com a saúde. Se compararmos o investimento na área com a economia que se faz em saúde com a obra concluída, dá pra se perguntar: Por que há municípios que ainda não investem em saneamento básico? ” Nós estamos falando de cuidado com a população. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), cada R$ 1 investido em saneamento são R$ 4 que se poupam de saúde, então nós estamos falando nisso de melhoria da qualidade de vida, de pegar todo o esgoto que for coletado efetivamente tratado para devolver ao meio ambiente”, finaliza a diretora Maraísa Mendonça.

Confira uma outra abordagem. Ouça a reportagem Saneamento em Penha: A pressão que deu certo:

Assista também a matéria em vídeo:

Comentários


Os comentários serão analisados pelo editor do site e podem ser excluídos caso contenham conteúdo discriminatório, calunioso ou difamador. O nosso objetivo é promover a discussão de ideias entre os internautas. Esteja ciente que comentando aqui você assume responsabilidade pela sua opinião.
Jornalista graduado pela Univali em 2003 e pós-graduado em Gestão Estratégia Empresarial (ICPG) e Marketing (Univali). Passou por diversos veículos de comunicação da cidade, principalmente rádio. Desde 2011 atua também com treinamentos na área de oratória. Já treinou políticos, empreendedores, profissionais liberais e pessoas que tinham interesse em dar entrevista na mídia. Em 2014 fundou o Olhar do Vale, portal de notícias de credibilidade na cidade.