Parceria entre Amve e distrito alemão pode viabilizar projetos de mobilidade, energias renováveis e turismo


Mobilidade urbana, turismo, tecnologia, energias renováveis. Estes foram alguns dos segmentos discutidos em reunião realizada entre prefeitos e lideranças do distrito alemão de Karlsruhe, na manhã deste domingo (26), na sede da Associação de Municípios do Vale do Itajaí (Amve).

Liderados pelo presidente da Amve e prefeito de Blumenau, Mario Hildebrandt, a reunião contou com a presença da prefeita de Benedito Novo e os prefeitos de Brusque, Doutor Pedrinho, Guabiruba e Pomerode, bem como lideranças políticas e universitárias da comitiva alemã.

O presidente da Amve reforçou que este encontro é continuidade de uma cooperação já firmada em 2020 e visa ao fortalecimento de vínculos entre as cidades do Vale Europeu e do distrito de Karlsruhe. “Na reunião, debatemos caminhos para estreitar laços de parceria além do que já temos em alguns municípios”, afirmou o prefeito de Blumenau.

Publicidade

Segundo Hildebrandt, o foco do encontro foi buscar alternativas para criar cidade irmãs, como Blumenau já tem com Weingarten, que proporcionou investimentos importantes no município relacionados ao clima, como também iniciativas de governo digital, mobilidade urbana e tantos outros assuntos que contribuirão com a governança. “Queremos avançar ainda mais e trazer benefícios ao nosso cidadão”, propôs o presidente da Amve.

Chefe da comitiva, Ragnar Watteroth, mostrou-se confiante na parceria e disse que o Vale Europeu tem muito a contribuir com Karlsruhe. “Queremos aproveitar as experiências bem-sucedidas da região para aprimorar a gestão em nossas cidades. Já construímos uma sólida base e logo vislumbramos resultados”, disse.

Durante a reunião, prefeitos e líderes alemães deliberaram pelo estudo de laços de cooperação para a criação de novas cidades irmãs, pelo planejamento de missão técnica internacional com agenda em instituições e órgãos de fomento, e planejamento de projetos que venham ao encontro das prioridades do Vale Europeu para acessar fontes de financiamento.

“Vamos trabalhar intensamente para estruturar e consolidar parcerias que tragam ainda mais qualidade de vida à população do Vale Europeu. Nossa região é referência em muitos segmentos e queremos deixar um legado de modernidade e pioneirismo”, concluiu o presidente da Amve, Mario Hildebrandt.

Comentários


Os comentários serão analisados pelo editor do site e podem ser excluídos caso contenham conteúdo discriminatório, calunioso ou difamador. O nosso objetivo é promover a discussão de ideias entre os internautas. Esteja ciente que comentando aqui você assume responsabilidade pela sua opinião.