Paisagem branca nesta segunda e previsão de -09ºC nesta terça-feira em Santa Catarina

Esse frio pode ser o mais intenso do ano.

São Joaquim nesta segunda-feira (19): Registro de sincelo no amanhecer — Foto: Mycchel Legnaghi / São Joaquim Online

A intensa massa de ar frio que chegou ao estado manterá as temperaturas baixas até quarta-feira (21).

Nas primeiras horas da manhã, entre 4h e 6h teve neve na Serra Catarinense, em São Joaquim. A menor temperatura foi de -2,6ºC, às 6h, e também houve registro de sincelo, que deixou a paisagem branquinha.

O sincelo ocorre quando o nevoeiro congela ao tocar as superfícies, por causa do frio intenso. As informações são do Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia (Epagri/Ciram), órgão que monitora as temperaturas no estado.

Publicidade

Rajadas de ventos fizeram com que a sensação térmica chegasse abaixo dos -10°C que é a sensação sentida na pele com o vento e a umidade

Imagens: Mycchel Legnaghi / São Joaquim Online

De acordo com o aviso meteorológico da Epagri/Ciram nesta segunda-feira, há condição de chuva congelada e/ou neve nas áreas altas do Planalto Sul, devido a temperatura baixa e a umidade mais elevada.

No período da noite e amanhecer de terça-feira (20/07) temperatura negativa em boa parte do estado, chegando a -7 a  -9°C na serra.

Também há previsão de formação de geada generalizada em SC , de forma mais ampla do Oeste ao Planalto e isolada no Litoral Sul, Florianópolis Serrana e Vale do Itajaí. No Litoral, a temperatura mínima deve variar de 0°C e 7°C. Esse frio pode ser o mais intenso do ano.

Fonte: Gilsânia Cruz e Marcelo Martins –  Meteorologistas (Epagri/Ciram)

Comentários


Os comentários serão analisados pelo editor do site e podem ser excluídos caso contenham conteúdo discriminatório, calunioso ou difamador. O nosso objetivo é promover a discussão de ideias entre os internautas. Esteja ciente que comentando aqui você assume responsabilidade pela sua opinião.

O Olhar do Vale é um jornal digital que traz notícias de Brusque, Guabiruba, Botuverá e  região do Vale do Itajaí.

Somos um portal de notícias dedicado aqueles que buscam informação de qualidade,  jornalismo com verdade.