Padre Léo entra na lista do Vaticano de candidatos a santo

Padre é famoso pelo trabalho com dependentes químicos em Brusque e São João Batista

Padre Léo | Divulgação: Canção Nova

Padre Léo estará oficialmente a caminho da beatificação a partir de 7 de março de 2020. A notícia sobre a abertura do processo foi anunciada pelo fundador da Comunidade Canção Nova, Monsenhor Jonas Abib, durante a Missa de encerramento do Hosana Brasil 2019.

Monsenhor Jonas destacou que a Igreja está dando passos para que padre Léo venha a ser beato. “Ele começa agora e depende de nós todos”, disse. 

Presente na celebração, o presidente da Comunidade Bethânia, padre Vicente Neto, fez o anúncio da data:  “7 de março de 2020, às 16h, estaremos celebrando, com a presidência do arcebispo de Florianópolis, Dom Wilson Tadeu Jönck, a abertura do processo de beatificação de padre Léo e a elevação dele a Servo de Deus para honra e alegria do coração de Jesus”.

Padre Vicente destacou ainda que esse anúncio é também um presente para o Monsenhor Jonas por seus 55 anos de vida sacerdotal. “Tinha que ser aqui, por conta dos 15 anos de Hosana Brasil, mas sobretudo por tudo o que o padre Léo nos ensinou em Bethania, a amar a Canção Nova, o Monsenhor Jonas, toda a família Canção Nova. Tinha que ser aqui pra ser um presente pelos 55 anos do sacerdócio do Monsenhor Jonas”.

A data do anúncio é revestida de significados: além dos 55 anos de sacerdócio de Monsenhor Jonas, também padre Léo estaria celebrando aniversário sacerdotal, completando 29 anos de sacerdócio. E o evento “Hosana Brasil” foi a ocasião em que o sacerdote fez sua última pregação, em 9 de dezembro de 2006, intitulada “Buscai as coisas do alto”. 

Fundador da Comunidade Bethânia, que trabalha com a recuperação de dependentes químicos, padre Léo transformou a vida de muita gente com suas pregações, em especial com seu testemunho de vida. O sacerdote morreu aos 45 anos em 4 de janeiro de 2007, vítima de infecção generalizada por causa de um câncer no sistema linfático.

O processo será aberto 13 anos após a morte de padre Léo. Ao longo desse tempo, a Comunidade Bethânia tem recebido vários testemunhos de graças alcançadas, conversões e até mesmo curas que teriam acontecido pela intercessão do sacerdote. Padres e bispos também já chegaram a pedir, de modo informal, que a Comunidade solicitasse a abertura de um processo de beatificação.

Enquanto isso não acontecia, todo esse material tem sido arquivado no Recanto de São João Batista (SC), que foi o primeiro recanto da Comunidade Bethânia, inaugurado em 12 de outubro de 1995.

O caminho da beatificação começou a tomar forma em setembro de 2017, quando o arcebispo de Florianópolis (SC), Dom Wilson Tadeu Jönck, scj, autorizou o pedido apresentado pela Comunidade Bethânia. Contudo, era necessário o pedido da abertura do processo na Igreja. Desde então, os preparativos têm sido feitos e o Vaticano concedeu o “nada consta”, ou seja, a autorização para que o processo fosse aberto. 

Com a abertura oficial, padre Léo entrará de fato em processo de beatificação. O Instituto Padre Léo, comandado pelo vice-presidente da Comunidade Bethânia, padre Lúcio Tardivo, cuidará dos testemunhos dos milagres, ficando responsável também por encaminhá-los ao processo de beatificação.

Para ajudar com os custos do processo, podem ser feitas doações para a seguinte conta:

Banco do Brasil
Agência: 2629-8
Conta: 38806-8

Entenda como funciona um processo de beatificação:

Reprodução Canção Nova
Reprodução Canção Nova
Reprodução Canção Nova
Reprodução Canção Nova

Sobre Padre Léo

Mineiro de Delfim Moreira, do vilarejo conhecido por Biguá, padre Léo Tarcísio Gonçalves Pereira nasceu em 9 de outubro de 1961. Conheça, na reportagem abaixo, um pouco sobre a infância do padre Léo:

Entrou no seminário em 1982 e foi ordenado sacerdote em 1990, pela Congregação dos Padres do Sagrado Coração de Jesus. Atuou na formação de novos religiosos e sacerdotes e também na área da educação.

Um de seus grandes legados é a Comunidade Bethânia, fundada em 1995. A Comunidade tem sua espiritualidade pautada na prática do Evangelho, ou seja, no modo de viver de Jesus, e atua na recuperação de dependentes químicos.

Padre Léo, como era popularmente chamado, tornou-se amplamente conhecido no Brasil por sua atuação na Renovação Carismática Católica, tendo pregado para multidões, por exemplo, na Comunidade Canção Nova, onde ganhou fama nacional e internacional. Suas pregações foram marcadas pela simplicidade e irreverência, abordando exemplos concretos e do cotidiano para chegar ao coração das pessoas.

Comentários