Paciente de 90 anos com covid-19 recebe alta do hospital


Quando saiu do quarto em que permaneceu internado nos últimos 16 dias, na área de isolamento do Hospital Arquidiocesano Cônsul Carlos Renaux, Arno Debatin, de 90 anos, foi surpreendido pela equipe de profissionais que o atendeu durante todo este período. Os corredores da casa de saúde foram tomados por médicos, enfermeiros e auxiliares de enfermagem, que saudaram seu Arno com uma salva de palmas, ao som da comovente canção ‘A vida é um rio’, interpretada pelo músico Raffa Torres. Ao final do corredor, seu Arno avistou o rosto que estava há tanto tempo sem ver pessoalmente: da filha Marise Debatin Schweigert, que ergueu os braços assim que viu o pai.


Arno Debatin é morador de Guabiruba e procurou o Hospital no dia 5 de abril. De acordo com o médico internista Dr. Antônio Lanna, coordenador da enfermaria de Clínica Médica, seu Arno foi internado com sintomas respiratórios, apresentando descompensação de outras doenças. “Ele foi internado na área de isolamento e teve a confirmação da Covid-19. Foi tratado para esta doença e para os demais problemas de saúde que apresenta, como insuficiência cardíaca e enfisema pulmonar. Apesar disso, ele não precisou de UTI, e hoje, depois de 16 dias, está recebendo alta médica, mas ainda precisa de oxigênio por conta das doenças de base dele”, ressalta.


O médico revela que os cuidados com seu Arno permanecem em casa, pois ainda não há certeza sobre o período de transmissão da doença. “É necessário mantê-lo ainda em isolamento domiciliar, com os cuidados que são habituais, como a higiene constante das mãos”, enfatiza.

Publicidade


Faltando dois meses para completar 91 anos, a alta de seu Arno é uma grande conquista para ele e também para a equipe do hospital, já que além de ser do grupo de risco, ele tem outras doenças que poderiam agravar seu quadro.


Antes de sair do hospital, a filha de seu Arno fez questão de agradecer a toda equipe pelos cuidados com o pai. “Muito obrigada por tudo o que vocês fizeram, porque Deus colocou anjos na nossa vida através de vocês. Vocês cuidaram tão bem dele que nós nos sentimos em paz. Eu agradeço de coração e que Deus dê em dobro para vocês tudo o que fizeram pela vida dele”, disse.


Com a alta médica de Arno Debatin, na tarde desta segunda-feira o Hospital Azambuja tem em seu quadro de internações apenas uma paciente, confirmada com Covid-19.

De acordo com diretor técnico e chefe de UTI do hospital, Dr. Eugênio José Paiva Maciel, a paciente está internada na Unidade de Terapia Intensiva, em ventilação mecânica, com perspectiva de melhora.

Reserva de Leitos Clínicos
Na última semana, o Governo do Estado solicitou a reserva de 71 leitos de internação clínica do Hospital Azambuja, sendo 61 adultos e 10 pediátricos, para pacientes com Covid-19. O administrador do Azambuja, Evandro Roza, comenta que existe uma preocupação do hospital com relação a isso, já que pacientes com outras patologias necessitam de internação e, a reserva do Estado, englobou quase que a totalidade de leitos clínicos. “Já na última sexta-feira, 17 de abril, nos reunimos com toda equipe e vamos disponibilizar estes leitos, conforme solicitação do Governo. Porém, nos preocupamos com os critérios utilizados, porque houve este pedido alto e significativo de leitos de clínicos e quanto ao nosso pedido de credenciamento de 10 leitos de UTI, até o momento não tivemos nenhum posicionamento”, ressalta Roza.


Na avaliação do administrador, os leitos clínicos são importantes, mas é necessária uma atenção com os leitos de UTI. Apenas um desses leitos está reservado para Covid-19 no hospital, por determinação do Governo do Estado, não houve portanto, o credenciamento de novos leitos.
Antes da solicitação do Estado, o Hospital Azambuja já havia reservado leitos clínicos da área de neurologia, para internação de pacientes com Covid-19, com total isolamento das demais áreas do hospital. Agora, com esta reserva maior, o Hospital isolará também todos os leitos de clínica médica.

Comentários


Os comentários serão analisados pelo editor do site e podem ser excluídos caso contenham conteúdo discriminatório, calunioso ou difamador. O nosso objetivo é promover a discussão de ideias entre os internautas. Esteja ciente que comentando aqui você assume responsabilidade pela sua opinião.

O Olhar do Vale é um jornal digital que traz notícias de Brusque, Guabiruba, Botuverá e  região do Vale do Itajaí.

Somos um portal de notícias dedicado aqueles que buscam informação de qualidade,  jornalismo com verdade.