Outubro Rosa com exames de mama e colo de útero em Guabiruba

Exames gratuitos que abrangem moradoras de todo o município.


Em Guabiruba a campanha Outubro Rosa será marcada por ações na Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Lageado Baixo no próximo sábado, 20 de outubro.

A enfermeira responsável pela UBS do Lageado Baixo, Daisy Silva, explica que a medida é uma forma de alcançar as mulheres que não conseguem realizar os exames durante a semana por falta de tempo. “A procura pelo exame do preventivo em nossa unidade já é alta, porém estamos dando um enfoque maior devido ao Outubro Rosa e a nossa expectativa é de que várias mulheres aproveitem essa oportunidade”, destaca. Daisy também acrescenta que serão dadas orientações no sentido do autoexame de mama.

A campanha de conscientização tem como objetivo principal alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e de colo de útero. Todas as unidades básicas de saúde estão enfeitadas com símbolos da campanha e decoram os ambientes para reforçar a causa.

Publicidade

Exames de mama e de colo de útero serão realizados das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 16h30 mediante agendamento. As interessadas deverão entrar em contato com o posto pelo telefone 3308-3165 ou ainda presencialmente para marcar o horário e confirmar os procedimentos necessários para a realização dos exames, que são gratuitos e abrangem as moradoras de todo o município.

Orientações básicas para realização do exame de colo de útero:
– Não estar menstruada;
– Dois dias sem ter atividade sexual;
– Não utilizar pomadas ginecológicas ou fazer duchas;
– Banho diário normal.

Comentários


Os comentários serão analisados pelo editor do site e podem ser excluídos caso contenham conteúdo discriminatório, calunioso ou difamador. O nosso objetivo é promover a discussão de ideias entre os internautas. Esteja ciente que comentando aqui você assume responsabilidade pela sua opinião.