Outubro com chuva acima da média: Vale do Itajaí teve registro pontual acima de 500 mm

Avenida Beira Rio - Bairro Santa Rita 12/10/23 - Foto: Olhar do Vale

A primeira quinzena de outubro foi marcada por chuva intensa, volumosa e frequente em Santa Catarina. Até o momento, foram quatro eventos de chuva, intercalados por um período de dois a três dias. De acordo com o Monitoramento e Alerta da Defesa Civil de Santa Catarina, nosso estado ficou sobre a influência de diversos sistemas meteorológicos, frentes frias, e sistemas de baixa pressão em diversos níveis da atmosfera.

Além disso, houve fluxo de calor e umidade da região amazônica que permaneceu estacionada para o Sul do Brasil. Desta forma, os acumulados de chuva superaram o esperado para todo mês de outubro para todas as regiões de Santa Catarina.

O destaque, até o momento, foi o Vale do Itajaí, onde já choveu mais de três vezes o normal para o mês todo (entre 350 e 450mm e pontuais acima de 500mm). No Extremo Oeste, região com menores acumulados, entre 230 e 300mm, também já superou a média climatológica. 

Publicidade

Por conta dessas chuvas, segundo o relatório emitido pela Diretoria de Gestão de Desastres da Defesa Civil de Santa Catarina, foram registradas ocorrências em 149 municípios, como alagamentos, inundações, deslizamentos, destelhamentos e queda de árvores.

Comentários


Os comentários serão analisados pelo editor do site e podem ser excluídos caso contenham conteúdo discriminatório, calunioso ou difamador. O nosso objetivo é promover a discussão de ideias entre os internautas. Esteja ciente que comentando aqui você assume responsabilidade pela sua opinião.