Oktoberfest é cancelada temporariamente devido à risco de enchente em Blumenau

oktoberfest cancelada
Foto: Divulgação

A organização da 38 ª Oktoberfest suspendeu a festa neste fim de semana devido a previsão de que o Rio Itajaí-Açú atinja 12 metros durante o fim de semana.

Segundo o Presidente da Câmara de Vereadores de Blumenau, Almir Vieira (PP) a festa está suspensa à partir de sexta-feira. “Não é uma decisão fácil, mas devido a circunstância e a projeção, é a decisão mais acertada para o momento” Afirma.

Segundo a Prefeitura de Blumenau, a medida foi necessária diante do cenário climático de chuva persistente e da previsão de enchente para este sábado, dia 7, conforme divulgado pela Defesa Civil de Blumenau. A festa terá as atividades suspensas a partir desta sexta-feira, dia 6, até terça-feira, dia 10, retornando no dia 11 (ou até que tenhamos um novo panorama favorável para continuidade). Por conta disso, a festa será estendida até o dia 29 de outubro.

Publicidade

A medida é em respeito ao público, turistas, fornecedores, patrocinadores e de toda uma cidade que se mobiliza durante o todo o ano em prol do evento. Desde o início a Oktoberfest e as enchentes recorrentes no Vale do Itajaí sempre estiveram ligadas. E são nesses momentos que a garra e a resiliência do blumenauense surgem para reconstruir a cidade. Temos a certeza que novamente vamos nos reerguer e mostrar que a Oktoberfest é o símbolo da força deste povo.

“Neste momento, acima de tudo, precisamos ser responsáveis e cuidar das pessoas. Por isso, tomei a decisão de suspender a festa. E temos que considerar a importância de equilibrar o cuidado com a vida das pessoas e a importância econômica da festa para Blumenau e região, por isso ela foi prorrogada”, disse o prefeito Mário Hildebrandt.

Previsão do tempo
A Defesa Civil segue monitorando a condição climática, bem como o nível do Rio Itajaí-Açu, que segue em declínio. Às 18h desta quinta-feira, dia 5, a metragem do rio era de 6,95 metros. Entretanto, sobre a previsão do tempo dos próximos dias, o cenário exige atenção, pois segundo a previsão da equipe técnica de meteorologia do município, entre sexta-feira e domingo, a probabilidade indica um volume de chuva que pode variar entre 120 a 140 mm.

Até o momento, a Defesa Civil registra 113 ocorrências, sendo 72 por deslizamento de terra e segue com o número 199 à disposição da comunidade. No abrigo que segue ativo no bairro Itoupava Norte, 16 pessoas estão amparadas. A comunidade pode acessar por meio do portal AlertaBlu todas as informações do nível do rio, os alertas e inclusive as cotas de enchentes em cada rua.

Comentários


Os comentários serão analisados pelo editor do site e podem ser excluídos caso contenham conteúdo discriminatório, calunioso ou difamador. O nosso objetivo é promover a discussão de ideias entre os internautas. Esteja ciente que comentando aqui você assume responsabilidade pela sua opinião.