A primeira conversa sobre o programa foi feita no dia 26 de julho de 2018, quando representantes da Comissão da “OAB Vai à Escola”, Dr. André Nivaldo da Cunha e Dra. Taciana Maísa Aguiar Mafra, propuseram mais uma parceria entre as instituições. Na época, estavam presentes o diretor executivo do OSBq, Evandro C. Gevaerd, e a consultora pedagógica de educação fiscal e cidadania, Priscila dos Santos Petermann.
Na ocasião, foram debatidos e idealizados os temas e a metodologia a ser utilizada no programa, bem como o público-alvo a ser beneficiado. Assim, surgiu o “OAB Vai à Escola com o Observatório Social – Um Bate-Papo Cidadão”.
A parceria foi posta em prática no dia 30 de outubro de 2018, com a primeira aplicação do programa na EEB João Hassmann, bairro Guarani (quando o educandário ainda atendia alunos do Ensino Médio).
Programa OAB Vai à Escola com Observatório Social – Um Bate-Papo Cidadão
Em sua fase piloto, o programa OAB Vai à Escola com o Observatório Social – Um Bate-Papo Cidadão abordou noções básicas de legislação, cidadania, educação fiscal e esclarecimentos sobre alguns direitos e deveres, na forma de uma conversa descontraída com interação dos alunos da 2ª. Série do Ensino Médio. O programa tem uma carga horária média de 2h30min (duas horas e meia), intercalando explicações da equipe envolvida e questionamentos dos alunos participantes.
Atualmente, depois de um ano de vigência, o programa já beneficiou 468 alunos nas cidades de Brusque, Guabiruba e Botuverá. Já se fez presente nas escolas EEB João Hassmann, EEB Francisco Araújo Brusque, EEB Feliciano Pires, EEB Padre João Stolte (Botuverá), EEM Yvone Olinger Appel, EEB João Boss (Guabiruba), EEB Osvaldo Reis, EEB Padre Lux, EJA (unidade Paquetá) e EEB João XXIII.
Equipe
A equipe é formada por advogados voluntários, sendo eles nomeados pela comissão da OAB Vai à Escola, dentro da OAB – subseção de Brusque –, que tem como presidente o Dr. André Nivaldo da Cunha, colaboradores e voluntários do Observatório Social. Os assuntos abordados são: Bullying e Cyberbullying, Direito Civil, Jovem Aprendiz, Ética e Cidadania, Constituição Federal, Lei Maria da Penha e Observatório Social (educação fiscal e cidadania). Dentre estes temas, são escolhidos 3 assuntos de direito e mais o tema do Observatório Social para cada aplicação.
Comentários
Os comentários serão analisados pelo editor do site e podem ser excluídos caso contenham conteúdo discriminatório, calunioso ou difamador. O nosso objetivo é promover a discussão de ideias entre os internautas. Esteja ciente que comentando aqui você assume responsabilidade pela sua opinião.