Obra na Ponte Alois Petermann inicia nesta segunda-feira


Começa nesta segunda-feira (16) o início dos trabalhos de recuperação da ponte Alois Petermann, que liga as comunidades do Rio Branco e Dom Joaquim. E, para que os trabalhos de readequação da travessia ocorram, apenas pedestres vão poder trafegar no local. Quem estiver em veículos automotores, deverá utilizar rotas alternativas que serão indicadas por placas de sinalização. A previsão é de que o serviço seja executado em prazo de seis meses.

Os preparativos para as atividades foram finalizados na sexta-feira (13), com a última reunião da equipe técnica da SIE com o Samae. Isto porque a obra na Alois Petermann envolve uma tubulação de água que passa pela ponte e abastece o bairro Rio Branco. De acordo com a secretária de Infraestrutura Estratégica, Andrea Patrícia Volkmann, foi montada uma estratégia com a empresa que fará a demolição da ponte para que o Samae possa fazer as alterações necessárias da rede, a fim de que a comunidade não fique desabastecida durante a obra.

A secretária indica, ainda, que os trabalhos serão feitos em dois eixos. “O eixo do lado direito da ponte começará a ser demolido, depois as vigas, posteriormente será necessário fazer o içamento das vigas existentes, para fazer a troca do aparelho de apoio das vigas, e assim refazer as vigas transversinas e a nova laje de tabuleiro”.

Publicidade

Volkmann reforça a importância e o cuidado com as atividades. “É um trabalho minucioso que terá uma equipe técnica acompanhando sempre a demolição e reconstrução. Pedimos à população que tenha paciência, pois é uma obra necessária para a segurança do pessoal que utilizará a travessia posteriormente. Ela também terá mais capacidade para veículos pesados, quando pronta,” salientou.

Com dimensão de 70 x 11,50 metros e área de 805,00 metros quadrados, a reforma e revitalização vai permitir a ampliação da trafegabilidade das atuais 30 para 45 toneladas na ponte Alois Petermann, onde no momento só passam veículos leves, com investimento estimado em R$ 2 milhões.

Mais obras em breve

Outras obras estruturais que vão ampliar a mobilidade urbana brusquense. “Já estamos em conversa com as demais empresas das novas licitações que foram finalizadas”, revela a secretária de Infraestrutura Estratégica. Segundo ela, em relação à ponte que liga o Maluche com o Rio Branco, a vencedora foi a empresa Zanco, de Xaxim. “Estamos com o contrato assinado e eles já estão na primeira etapa, que é a realização da topografia e sondagem. Eles têm 30 dias para entregar o processo executivo. Desta forma, estaremos recebendo o projeto, será feita uma análise e enviada à Caixa que vai fazer a liberação dos recursos através do Finisa e posteriormente iniciar a construção”, descreve.

Para a ponte do Centro, com a ligação da rodovia Antônio Heil e rua João Bauer, Andréa Volkmann explica que, no dia 12, houve a abertura dos documentos da empresa vencedora, para analisar se ela estava realmente com toda documentação adequada ao edital. “A empresa vencedora é do Paraná e na primeira reunião, solicitou alguns documentos, em relação às cotas de enchentes e outros males”, acrescenta. Conforme Andréa Volkmann, a assinatura do contrato está prevista para semana que vem. “Nesta situação, a empresa já realizou sondagem e está verificando a topografia para poder entregar o projeto para a prefeitura e para a Caixa, já que esta obra também é um financiamento da Caixa”, finaliza.

Comentários


Os comentários serão analisados pelo editor do site e podem ser excluídos caso contenham conteúdo discriminatório, calunioso ou difamador. O nosso objetivo é promover a discussão de ideias entre os internautas. Esteja ciente que comentando aqui você assume responsabilidade pela sua opinião.

O Olhar do Vale é um jornal digital que traz notícias de Brusque, Guabiruba, Botuverá e  região do Vale do Itajaí.

Somos um portal de notícias dedicado aqueles que buscam informação de qualidade,  jornalismo com verdade.