O Natal Mágico 2017 chegou em Guabiruba

O Natal Mágico 2017 de Guabiruba chegou na quarta-feira, 8, com uma roupagem sustentável, trazendo a reciclagem e a renovação como temas que norteiam os quase 50 dias de atrações. A programação inicia na sexta-feira, 10, com o 2º Weihnachtslichter – Casas Iluminadas para o Natal e no sábado, 11, com a Feira de Artesanato e Produtos Locais na Praça Theodoro Debatin, na rua Brusque, Centro, das 8h às 17h. O encerramento será no dia 24 de dezembro com a passagem do Pelznickel pelas ruas.

 

A programação foi lançada pela Prefeitura de Guabiruba na noite de quarta-feira no salão nobre e apresentada pela superintendente da Fundação Cultural, Jucilene Regina Schmidt. Apesar do Executivo estar à frente da organização, o evento enalteceu a importância das entidades envolvidas. “A programação de Natal não é da prefeitura, é da cidade de Guabiruba”, frisou o prefeito Matias Kohler.

 

Ele também destacou que o Natal Mágico está se transformando em uma marca do município. “Nos últimos cinco anos temos conseguido iniciar esse processo, que deve ser contínuo e aprimorado. Alguns elementos vão se somando a cada ano, como a sustentabilidade e a integração cada vez mais forte com as entidades”, pontuou. Segundo ele, Gramado (RS) referência nacional e até mundial em turismo começou de forma pequena e Guabiruba não tem a pretensão de competir com a cidade gaúcha, mas se tornar, inicialmente, uma referência regional.

 

Para que isso se solidifique, é fundamental que a cidade colabore. O vice-prefeito, Valmir Zirke, ressaltou a necessidade de cada um fazer a sua parte. “A Prefeitura enfeitando os espaços públicos, o comércio, iluminando os seus estabelecimentos, os moradores suas casas, enfim, nós que no passado fomos referências em luzes, podemos voltar a ser”.

 

O lançamento contou com a presença de secretários municipais e entidades, como Associação Visite Guabiruba (Avigua), Sociedade do Pelznickel, Associação Empresaria de Brusque (ACIBr), Academia de Letras do Brasil de Santa Catarina – Seccional de Guabiruba (ALEG), Polícia Militar, Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Conselhos Municipais de Turismo e de Cultura. Em nome das entidades e do Poder Legislativo, o presidente da Câmara Municipal, Cristiano Kormann, destacou o engajamento entre as entidades como diferencial que conduz ao sucesso. “O trabalho voluntário das entidades, das pessoas que fazem parte dessas associações e daquelas que não estão diretamente envolvidas com elas, mas que auxiliaram desde o recolhimento das garrafas até a produção dos enfeites ou a organização de um evento é que torna grande o Natal de Guabiruba”.

 

O lançamento da programação finalizou com a entrada do Pelznickel no salão nobre surpreendendo os presentes.

 

Programação

 

O 2º Weihnachtslichter, promovido pela Associação Visite Guabiruba (Avigua), consiste em um concurso que irá sortear as casas decoradas da cidade. As inscrições podem ser feitas até o dia 10 de dezembro na Diretoria de Turismo (Rua 10 de Junho, Centro) ou nas empresas associadas à Avigua.

 

Já a Feira é formada por artesãos, agricultores e pessoas da cidade que irão vender atrativos turísticos, gastronômicos e de artesanato ao público.

 

A programação envolve ainda espetáculos, shows, Pelznickelplatz e o Desfile de Natal, que será no dia 3 de dezembro, às 20h30, na rua Brusque. As inscrições devem ser feitas até a próxima sexta-feira, 10. A programação completa está no site www.guabiruba.sc.gov.br.

 

Natal Mágico 2017: reciclagem e renovação

 

Desde agosto a Prefeitura recolhe garrafas pet para enfeitar a cidade de forma a envolver a comunidade e reciclar os pets. A iniciativa também gera economia, visto que nos próximos anos a mesma decoração poderá ser utilizada. Escolas, entidades, estabelecimentos comerciais e cidadãos auxiliaram na coleta das garrafas e na produção dos enfeites, realizada na sede da Secretaria de Obras. Foram recolhidos até o momento cerca de 30 mil garrafas pet. A Prefeitura ainda precisa de mais pets e de auxílio na produção. Os interessados podem entrar em contato para obter mais informações pelo telefone 47 3308-3114.

Comentários