ZEN SA representa Brasil em premiação mundial

Empresa catarinense é indicada ao Global KAIZEN™ Award pela implementação das práticas de melhoria contínua

ZEN SA
Foto: Divulgação Primo Tacca Neto

A ZEN SA, indústria automotiva sediada em Brusque (SC), representará o Brasil na primeira edição do Global KAIZEN Award, que ocorrerá em 14 de novembro, na ItáliaPromovida pelo KAIZEN Institute, esta é uma das mais importantes premiações mundiais destinada a reconhecer práticas de melhoria contínua aplicadas por meio da Filosofia LeanEm cerimônia realizada em São Paulo nesta terça-feira, dia 27, a ZEN também acaba de conquistar, pelo segundo ano consecutivo, o primeiro lugar em uma das categorias da edição nacional do Prêmio. 

 

“Tenho a convicção que o Brasil tem um caminho longo em termos de melhoria de sua competitividade. O que podemos fazer, e que está somente sob nossa responsabilidade, começa do portão para dentro de nossas organizações. Reduzir perdas e desperdícios, conseguir fazer mais com muito menos, eliminar retrabalhos e maximizar a utilização de nossos ativos depende apenas de nós. A filosofia e as ferramentas do Lean, o Kaizen (melhoria contínua), tem amplo potencial para colocar o Brasil em outro patamar de competitividade global. Sua utilização mais conhecida e propagada está nos processos de manufatura, no chão das fábricas. Entretanto, os mesmos conceitos se aplicam nos mais diversos segmentos de atividade, como exemplo: hospitais, agronegócio, setor de serviços e áreas administrativas em geral. Muito orgulha a todos nós da ZEN, podermos representar o Brasil nesta premiação global do Kaizen Institute, e contribuir para disseminação das iniciativas de excelência operacional que ele representa”, comenta o Presidente da ZEN SA, Gilberto Heinzelmann. 

PublicidadeAGÊNCIA DE MARKETING DIGITAL EM BRUSQUE

A empresa catarinense foi indicada ao Global KAIZEN™ Award pelo case relacionado ao Sistema de Manufatura ZEN (SMZ), vencedor da principal categoria da edição brasileira do Prêmio em 2018. Para ser aceito como finalista da edição global, o case passou por nova avaliação e aprovação de outras filiais do KAIZEN™ Institute no mundo. Além da ZEN SA, concorrem seis representantes de diferentes países: Ducati Motor Holding (Itália), Galp (Portugal)Grupa Kapitałowa PKP Energetyka (Polônia)LEONI Kerpen GmbH (Alemanha), Royal FloraHolland (Holanda) e Zoetis (Espanha). 

ZEN SA
Foto: Divulgação Primo Tacca Neto

 Representar as empresas brasileiras que se dedicam no processo de transformação Lean é um grande orgulho para nosso time, que trabalhou intensamente nos últimos cinco anos para desenvolver o nosso Sistema de Manufatura. Agradecemos ao KAIZEN™ Institute do Brasil por acreditar no nosso trabalho e proporcionar essa alegria a todos os colaboradores da ZEN. Esperamos, com a nossa presença na etapa global do Prêmio KAIZEN, inspirar outras empresas e organizações do Brasil a se lançarem nesta jornada de transformação Lean”, comemora o diretor de Operações da ZEN, Eduardo Bertolini. 

 O KAIZEN™ Institute atua em mais de 30 países e busca disseminar a cultura da eliminação de desperdícios nas organizações. Anualmente, seus escritórios regionais concedem o Prêmio KAIZEN™ Lean em diferentes categorias. No Brasil, a premiação é realizada há quatro anos em parceria com a Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), Fundação Vanzolini e Instituto Mauá de Tecnologia.  

Foto: Divulgação Primo Tacca Neto

 Em todas as edições nacionais do Prêmio a ZEN esteve presente entre as finalistas. Em 2018, além de vencer a categoria “Excelência no Sistema de Melhoria Contínua”, o presidente da empresa, Gilberto Heinzelmann, recebeu o título de Embaixador KAIZEN™ pela consistência do trabalho realizado na gestão voltada à excelência no negócio. Já em 2019, o KAIZEN™ Institute Brasil concedeu novamente o primeiro lugar à ZEN, desta vez na categoria “Excelência na Estratégia de Crescimento”. O case apresentou como a produção baseada na Filosofia Lean, juntamente com uma estratégia de vendas eficiente, garantiu entre 2013 e 2018 a competitividade num mercado até então pouco explorado pela empresa, o de polias e tensores. 

 

 

 

Daniel Lorenzon, supervisor do Sistema de Gestão, André Luiz Zen, membro do Conselho de Administração, representaram a ZEN na cerimônia de premiação do KAIZEN™ Lean Brasil em 2019 

 

Filosofia Lean como estratégia de negócio 

 

Desde 2012, a ZEN SA desenvolve um processo robusto de melhoria contínua.  A empresa decidiu adotar a Filosofia Lean como estratégia de negócio, o que resultou em uma evolução significativa de importantes indicadores. O Custo de Não Qualidade (CNQ) teve redução de mais de 80%, a produtividade aumentou 30% e o tempo de produção passou de 80 para atuais 18 dias. Para padronizar a manufatura com base nos conceitos da Filosofia Lean, em 2017 a companhia lançou um sistema próprio. 

 

O Sistema de Manufatura ZEN (SMZ) considera que cada posto de trabalho deve ser certificado em sete pilares, monitorados por meio de cinco indicadores fundamentais para a manufatura da empresa. Colaboradores, tanto da produção quanto das áreas de apoio, implementam essas diretrizes por meio de um sistema de certificação, que consiste em auditorias e planos de ação. Ao final, cada centro de trabalho recebe um selo de aprovação que atesta o cumprimento de padrões de alto nível de qualidade, segurança e produtividade.  

 

 

Colaboradores se envolvem com processos de melhoria contínua na empresa 

 

Sobre a ZEN 

 

A ZEN é o maior fabricante independente de impulsores de partida do mundo, e conquistou importante participação de mercado nos segmentos original (OEM) e de reposição (aftermarket) na América do Sul, América do Norte, Europa, Ásia e África.  Fundada em 1960, em Brusque (SC), a empresa mantém ritmo constante de crescimento, atuando nos segmentos de autopeças para as linhas leve e pesada.  

 

Líder absoluta na América do Sul, a ZEN produz anualmente cerca de 11 milhões de produtos. Seu portfólio também inclui polias de alternador, tensores de correias, kits de distribuição, mancais de alternador e planetárias, além de componentes conformados a frio utilizados em sistemas de transmissão e freio ABS de automóveis e caminhões. 

 

Com alto grau de competência em sistemas de roda livre e conformação, a empresa destina cerca de 5% de seu faturamento anual à área de P&D, para o desenvolvimento de produtos inovadores e patentes – a empresa já soma 4. Atualmente, com cerca de 900 funcionários, apoiado em seu sistema Lean de produção, a ZEN mantém um rigoroso processo de qualidade, certificado pelas normas ISO 9001, IATF 16949 e ISO 14.001. Para mais informações, acesse www.zensa.com.br. 

Comentários


Os comentários serão analisados pelo editor do site e podem ser excluídos caso contenham conteúdo discriminatório, calunioso ou difamador. O nosso objetivo é promover a discussão de ideias entre os internautas. Esteja ciente que comentando aqui você assume responsabilidade pela sua opinião.