Vigilância Sanitária de Brusque abre inscrições para capacitação de serviços de odontologia


A Secretaria de Saúde de Brusque, por meio do Departamento de Vigilância Sanitária, promove no dia quatro de setembro uma capacitação para serviços de odontologia. A ação é uma parceria com o Conselho Regional de Odontologia de Santa Catarina e têm como meta, orientar e esclarecer sobre os protocolos que devem ser seguidos sobre higiene, esterilização e limpeza dos consultórios.

As inscrições estão abertas e prosseguem até o dia 30 de agosto e podem ser feitas no banner do evento no portal da prefeitura – www.brusque.sc.gov.br. A capacitação será no auditório da Uniasselvi durante a manhã, e vai contar com a palestra da consultora em biossegurança Liliana Donatelli, que vai transcorrer sobre os principais erros no processo de esterilização nos instrumentos utilizados nas consultas odontológicas.

Segundo o técnico em vigilância sanitária da prefeitura, Leandro de Souza Andregtoni, desde o início do ano, com a intensificação da fiscalização em consultórios e clínicas odontológicas, foram encontramos algumas irregularidades, e que muitas vezes, há uma falta de conhecimentos dos próprios profissionais. “Essa iniciativa foi preparada para esclarecer dúvidas, com especialistas, sobre a forma correta de gerenciamento sanitário dos consultórios. E partir de então, com os profissionais orientados, esperamos diminuir o número de irregularidades e facilitar o trabalho de fiscalização”.

Publicidade

Atualmente, quando são detectados procedimentos fora do protocolo, o consultório ou clínica é notificada e só pode voltar a atender após a regularização. Os técnicos fazem uma segunda vistoria para então, voltar a liberar o funcionamento.

Atualmente, existem pouco mais de 100 estabelecimentos odontológicos em Brusque com alvará sanitário, porém, conforme dados do Conselho Regional de Odontologia, há pelo menos 300 cirurgiões dentistas registrados na cidade, e alguns podem estar trabalhando sem o documento. “Estamos focados agora nos estabelecimentos já regularizados, e em breve, vamos iniciar a fiscalização visando identificar locais que trabalham sem o alvará da vigilância”, alerta Andregtoni.

Comentários


Os comentários serão analisados pelo editor do site e podem ser excluídos caso contenham conteúdo discriminatório, calunioso ou difamador. O nosso objetivo é promover a discussão de ideias entre os internautas. Esteja ciente que comentando aqui você assume responsabilidade pela sua opinião.