Trabalhadores estão sendo chamados para discutir negociação salarial

As assembleias servirão para montar o rol de reivindicações, entre eles o pedido de reajuste salarial.


Vai começar a negociação coletiva de trabalho dos setores da construção civil e mobiliário de Brusque e região. No próximo final de semana, sexta-feira, sábado e domingo, haverá assembleias dos trabalhadores do setor com o sindicato que representa a categoria, o Sintricomb (Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário de Brusque e região) para montar os pedidos a serem encaminhados aos empresários e firmar a nova Convenção Coletiva do segmento, com validade no período 2018/2019. Os encontros estão programados para as cidades de Brusque, Botuverá e Nova Trento.

Na sexta-feira, a partir das 18h30, acontece a assembleia com empregados dos setores nas cidades de Brusque e Guabiruba. Será no auditório do sindicato em Brusque, na Rua Francisco Cervi, 39, no Centro.

O segundo encontro ocorrerá a partir das 10h de sábado, 24, em Botuverá. A assembleia reunirá os empregados que atuam nos municípios de Botuverá, Vidal ramos e Imbuía. O local será o Pesque e Pague Raulino Graf, na Beira Rio.

Publicidade

Por fim, a terceira assembleia receberá os trabalhadores que atuam nas cidades de Nova Trento, Canelinha, São João Batista, Major Gercino e Leoberto Leal. O encontro está marcado para ocorrer a partir das 10h da manhã, no Recanto Claraíba, a sede recreativa do sindicato, no Distrito de Claraíba, em Nova Trento.

O presidente do Sintricomb, Izaias Otaviano, chama atenção dos trabalhadores sobre a importância da presença nestas assembleias. Isso porque com a Reforma Trabalhista, as negociações coletivas entre representantes dos patrões e dos empregados terão poder maior que a CLT, que é a lei maior do país no que diz respeito às questões trabalhistas.

“É dever do trabalhador lutar por seus direitos e espaços. Às vezes, fazemos assembleias em que poderiam estar 200 ou 300 trabalhadores e há 60 ou 70. Ainda assim os mesmos que vão sempre. (..) Muitos trabalhadores ainda acham que quem dá aumento é o sindicato dos trabalhadores e isso não é verdade. quem dá aumento é o sindicato patronal. Por isso é importante a maior presença possível dos trabalhadores para dar peso”, frisa ele.

As assembleias servirão para montar o rol de reivindicações, entre eles o pedido de reajuste salarial. Um documento com todos os pleitos será entregue após os encontros para o Sindicato das Indústrias da Construção e do Mobiliário de Brusque, Guabiruba, Botuverá e Nova rento (Sinduscon), que representa todas as empresas dos setores de construção civil e mobiliário.

Além dos índices de reajustes nos salários a serem pleiteados, os encontros também servirão para que a diretoria da entidade apresente a prestação de contas do sindicato referente ao ano de 2017, bem como a previsão orçamentária para 2018.

Comentários


Os comentários serão analisados pelo editor do site e podem ser excluídos caso contenham conteúdo discriminatório, calunioso ou difamador. O nosso objetivo é promover a discussão de ideias entre os internautas. Esteja ciente que comentando aqui você assume responsabilidade pela sua opinião.