“Todos os clientes serão ressarcidos”, diz dono de loja que vendeu extintores fraudados


1084977_1377551925804232_1291088659_o
Foto: Facebook/Dovale Extintores – Brusque –

Mal foi decretada a obrigatoriedade do uso de extintores automotivos de incêndio do tipo ABC em todo o território brasileiro, o que parece é que espertalhões de plantão já aproveitaram para aplicar um golpe no município de Brusque, vendendo equipamentos irregulares. O fato veio à tona depois que um cliente procurou uma loja que vende o produto em Brusque. Ele já havia comprado um para o seu automóvel na loja Do Vale Extintores, situada na Rua Paulo Bauer, Bairro São Luiz, mas queria adquirir mais um para o carro de seu filho, neste outro estabelecimento.

Foi quando o proprietário pediu para verificar o extintor que o cliente já havia obtido. Para surpresa de ambos, foi verificado que o apetrecho estava com a data de fabricação fraudada.  Na parte de baixo do galão, que não é recarregável, mostrava 15 (2015) escrito grosseiramente à mão, quando a marcação real estava logo acima, timbrada no metal, marcando 08 (2008).

A nova indicação dava a entender que se tratava de extintores reutilizáveis. Vale ressaltar que a validade deste tipo de equipamento é de cinco anos. Portanto, o extintor em questão estava vencido há dois.

Publicidade

No decorrer desta terça-feira (6), outro caso foi descoberto, na mesma loja. Desta vez, porém, o cliente havia adquirido o extintor fraudado em um posto de combustíveis da cidade.

Para saber o que ocorreu, Olhar do Vale entrou em contato com o proprietário da loja Do Vale Extintores. De acordo com o dono do estabelecimento comercial, Vantuir Hubner, não se tratou de nenhum ato de má fé contra seus clientes, já que isso abalaria a credibilidade de anos de existência da empresa. “Comprei de um vendedor que passou aqui. Ele estava com seis caixas, 36 extintores ao todo. Ele me mostrou um que estava dentro dos padrões exigidos e eu não desconfiei porque os outros estavam em caixas e embalados com plástico”, afirma.

O lojista garantiu que nenhum cliente sairá prejudicado. Ou receberão seu dinheiro de volta ou receberão um novo equipamento ao final do mês de janeiro. “Todos serão ressarcidos. Eu não costumo comprar sem nota, só comprei por causa de que já está em falta no mercado e também para faturar um pouco mais” admite Hubner, que contou à reportagem que o seu prejuízo foi de mais ou menos R$ 1800.

Clientes que tenham adquirido equipamentos na Do Vale Extintores podem ligar para o telefone 47 33968213.

Adiado

Por conta da grande procura e, também, da falta de extintores ABC em todo o Brasil, Gilberto Kassab (PSD), ministro das Cidades, em acordo com o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) decidiu adiar a obrigatoriedade por 90 dias, até que os estabelecimentos se recomponham.

Antes da decisão, quem fosse pego circulando sem o equipamento poderia receber multa de R$ 127,69, mais a apreensão do veículo. A data limite do fim do adiamento será de 90 dias após a publicação da resolução.

Comentários


Os comentários serão analisados pelo editor do site e podem ser excluídos caso contenham conteúdo discriminatório, calunioso ou difamador. O nosso objetivo é promover a discussão de ideias entre os internautas. Esteja ciente que comentando aqui você assume responsabilidade pela sua opinião.