Secretaria de Saúde passa de 17 mil para 35 mil exames realizados mensalmente

Balanço contábil e de produção foi apresentado durante o fim de tarde desta segunda-feira (5), na Câmara Municipal de Vereadores


A Secretaria Municipal de Saúde de Brusque realizou, durante o fim de tarde desta segunda-feira (5), a apresentação do balanço contábil e de produção do segundo e penúltimo quadrimestre de 2018.

A audiência pública ocorreu no plenário da Câmara Municipal de Vereadores, contando com explanações do secretário de Saúde, Humberto Fornari, da enfermeira Doris Archer e, também, da contadora da pasta, Cristina Thom.

Conforme Fornari, um dos principais pontos que devem ser observados pela população é o cumprimento de algumas metas estabelecidas para o ano de 2018. Dentre elas, o número de cirurgias eletivas realizadas em Brusque.

Publicidade

“Conseguimos alcançar acima da média dos últimos anos o número de procedimentos realizados”, comenta. “Ampliamos também o atendimento da odontologia. Vejo que também melhoramos o atendimento das Unidades Básicas de Saúde (UBSs), sem contar o número de exames, que passou de 17 mil neste mesmo período em 2017 para cerca de 35 mil exames mensais atualmente”.

O número de pacientes que faltam nos dias de seus exames agendados ainda preocupa o governo municipal. Em algumas especialidades, o índice chega a ser de 20%. Para o secretário Humberto, quando isso ocorre, o que era para ser um investimento na saúde da população acaba se tornando um gasto.

“Quando a pessoa não vem, deixa outro esperando na fila por mais tempo, além de ser um desperdício de dinheiro do público”, frisa.

0800

Apesar dos números ainda expressivos de faltas, Fornari acredita que no próximo quadrimestre, com a forte campanha de conscientização em torno do número para o desmarque de consultas (0800 323 0156), a situação tende a melhorar.

“Essa campanha foi lançada neste mês. Acredito que a população, com o seu bom senso, vai nos ajudar neste sentido”, finaliza.

Para ter acesso aos relatórios completos do último quadrimestre, acesse https://goo.gl/bceGaU (contábil) ou https://goo.gl/L48DqE (produtividade)

Notícias de Brusque e Região.

Comentários


Os comentários serão analisados pelo editor do site e podem ser excluídos caso contenham conteúdo discriminatório, calunioso ou difamador. O nosso objetivo é promover a discussão de ideias entre os internautas. Esteja ciente que comentando aqui você assume responsabilidade pela sua opinião.