Consultórios e clínicas odontológicas estão sendo fiscalizados pela Vigilância Sanitária de Brusque

Neste período, haverá a mudança do prédio provisório para a sede da Unidade que até então estava em reforma

Equipe da Vigilância Sanitária de Brusque responsável pela fiscalização dos consultórios e clínicas odontológicas

A Vigilância Sanitária da prefeitura de Brusque iniciou a fiscalização de consultórios e clínicas odontológicas com o objetivo de minimizar riscos a saúde da população. Atualmente existem 110 estabelecimentos cadastrados, e alguns outros que podem estar operando sem o Alvará Sanitário. Com o fechamento do escritório da regional de saúde estadual em Brusque, que antes podia também emitir o documento, agora a responsabilidade em ceder o alvará é do poder público municipal.

Segundo a Coordenadora da Vigilância Sanitária, Cíntia Fernanda Gonçalves Schlindwein a população precisa ficar alerta e observar se o estabelecimento possui alvará sanitário em local visível como também nas condições de higiene e limpeza dos estabelecimentos.
Nos primeiros dias de fiscalização, foram constatados algumas irregularidades. Os proprietários foram autuados a cumprir as exigências, enquanto o alvará ficou retido. Somente após nova vistoria e onde ficou constatado as condições necessárias para a prestação de serviço é que os consultórios voltaram a funcionar.

Segundo a Enfermeira e Fiscal da Vigilância Sanitária, Aline Zabel Moraes Gonçalves, o principal foco da ação é a esterilização dos materiais, higiene e limpeza, além do cumprimento da Normativa 002 de 2017 que é exclusiva para área odontológica. “Nosso trabalho é de orientação e fiscalização, pois antes, parte das clínicas eram vistoriadas pelo Estado e agora, tornou-se competência do município”, comenta.

Publicidade

Após concluir o trabalho na área odontológica, a Vigilância vai atuar nos consultórios e clínicas médicas da cidade de Brusque.

Notícias de Brusque e Região.

Comentários


Os comentários serão analisados pelo editor do site e podem ser excluídos caso contenham conteúdo discriminatório, calunioso ou difamador. O nosso objetivo é promover a discussão de ideias entre os internautas. Esteja ciente que comentando aqui você assume responsabilidade pela sua opinião.