Casos de síndrome mão-pé-boca são registrados em Brusque


A Secretaria de Saúde de Brusque vem registrando um aumento de casos da síndrome mão-pé-boca em criança com até cinco anos. Esta é uma enfermidade contagiosa que tem como sintomas febre alta, aparecimento de manchas vermelhas na boca, amídalas e faringe e erupção de pequenas bolhas nas palmas das mãos e nas plantas dos pés, podendo causar, em alguns casos, diarreia.

Por ser uma doença do tipo exantemática, ou seja, com erupções na pele e alterações do quadro clínico do paciente, nem sempre é fácil determinar com precisão o diagnóstico, pois pode ser confundida com picadas de insetos, machucados, ou até mesmo com a catapora.

Os primeiros casos surgiram antes do carnaval e um surto da doença foi identificado há cerca de um mês em um Centro de Educação Infantil. A partir de então, a Diretoria de Vigilância Epidemiológica e o Setor de Atenção Básica passaram a monitorar mais de perto os casos, visando combater a “maõ-pé-boca” em toda a cidade.
“Orientamos as equipes clínicas das Unidades Básicas de Saúde (UBS) para que fiquem em alerta. A recomendação é que os alunos das creches fiquem em casa por um período de cinco a sete dias, visando a recuperação do paciente e ainda, evitar o ciclo de transmissão da doença”, reforça a responsável técnica médica da Secretaria de Saúde de Brusque, Nancy Tazioli Zantut.
Caso alguma criança apresente os sintomas, a recomendação é se dirigir a UBS de seu bairro para acolhimento dos profissionais da saúde.

Publicidade

*Sintomas da síndrome mão-pé-boca*

– Febre alta nos dias que antecedem o surgimento das lesões;
– Aparecimento na boca, amídalas e faringe de manchas vermelhas com vesículas branco-acinzentadas no centro que podem evoluir para ulcerações muito dolorosas;
– Erupção de pequenas bolhas em geral nas palmas das mãos e nas plantas dos pés, mas que pode ocorrer também nas nádegas e na região genital.

A transmissão se dá pela via fecal/oral, através do contato direto entre as pessoas ou com as fezes, saliva e outras secreções, ou então através de alimentos e de objetos contaminados.

Notícias de Brusque e Região.

Comentários


Os comentários serão analisados pelo editor do site e podem ser excluídos caso contenham conteúdo discriminatório, calunioso ou difamador. O nosso objetivo é promover a discussão de ideias entre os internautas. Esteja ciente que comentando aqui você assume responsabilidade pela sua opinião.