Brusque sedia 6ª conferência municipal de saúde


Na próxima quarta-feira (3), será realizada a 6ª Conferência Municipal de Saúde de Brusque. Promovido pelo Conselho Municipal de Saúde (Comusa), em parceria com a Secretaria de Saúde, este é o momento da participação e mobilização social da cidade, onde são apresentadas as propostas visando a construção de uma saúde melhor. Pela primeira vez em seis edições, cinco pré-conferências foram realizadas com o objetivo de envolver os moradores dos bairros. Santa Terezinha, Steffen, Centro, Dom Joaquim e Águas Claras, onde a população das localidades adjacentes puderam contribuir com sugestões locais, que agora serão debatidas no evento principal.

Um dos pontos altos do encontro será a palestra do professor e médico Marco Aurélio de Ros, que atuou ativamente da 6ª conferência nacional de saúde em 1986, evento que até hoje é lembrado como o embrião do Sistema Único de Saúde (SUS) em 1988. O médico, considerado um dos maiores especialistas em saúde pública do Brasil, vai ministrar palestra abordando a temática “Saúde e Democracia Participativa” para os participantes.

Na sequência os participantes serão divididos em grupos temáticos no período da tarde, onde os três eixos da Conferência serão debatidos: I – Saúde como Direito; II – Consolidação dos princípios do Sistema Único de Saúde; III – Financiamento adequado e suficiente para o SUS.
“Este evento está fechando um ciclo de cinco pré-conferências, em várias regiões da cidade, e agora estamos convidando toda a população para debater a saúde do município e sugerir melhorias para toda a comunidade”, comenta o presidente do Comusa, Werner Gustavo Vieira Willrich.

Publicidade

Durante o encontro serão eleitos oito delegados para a 8ª Conferência Estadual que será realizada em junho, sendo que metade dos cargos deverão ser ocupados por usuários do SUS, 25% por profissionais da saúde e os outros 25% por entidades e organizações da saúde.

Para os moradores será disponibilizado um transporte gratuito partindo de cinco Unidades Básicas de Saúde (UBS): Limeira, Steffen, Águas Claras e Dom Joaquim. Quem tiver interesse em utilizar o serviço, deverá procurar as UBS dessas localidades e fazer a inscrição, as vagas para o transporte é limitada.

Os interessados em participar da Conferência podem fazer a inscrição e credenciamento a partir de 7h30min do dia 3 de abril, diretamente na sede da Uniasselvi, que fica na Avenida Getúlio Vargas, nº 63, centro 2.

*PROGRAMAÇÃO DA 6ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE SAÚDE*

_Manhã_
7h30 às 8h30 – Credenciamento, inscrições e café da manhã.
8h30 – Cerimonial de Abertura e composição da mesa de autoridades
9h às 9h45 – Leitura e aprovação do Regimento da Conferência Municipal de Saúde
9h45 às 10h45 – Palestra com o Dr. Marco Aurélio da Rosa, com o tema “Democracia e Saúde e, Democracia Participativa”.
10h45 às 11h15 – Abertura para perguntas
11h15 às 11h30 – Formação dos grupos de trabalho
_Tarde_
13h às 15h – Grupos de Trabalho
15h às 15h15 – Intervalo
15h15 às 16h30 – Plenária Final
16h30 às 17h – Eleição dos Delegados

Notícias de Brusque e Região.

Comentários


Os comentários serão analisados pelo editor do site e podem ser excluídos caso contenham conteúdo discriminatório, calunioso ou difamador. O nosso objetivo é promover a discussão de ideias entre os internautas. Esteja ciente que comentando aqui você assume responsabilidade pela sua opinião.