Profissionais lançam campanha de incentivo a comunicação


“É hora de comunicar”. Esta é a mensagem de uma campanha criada por profissionais de Brusque (SC) para incentivar a comunicação. Iniciativa tem como objetivo unir comunicadores e empresas do setor de maneira orgânica, para juntos auxiliar empreendedores de todos os portes e segmentos a superar os desafios gerados pela pandemia de Coronavírus (Covid-19).

Para saber mais sobre a campanha, conhecer os apoiadores e fazer parte da ação basta acessar horadecomunicar.com.br ou @horadecomunicar no Instagram. Iniciativa é assinada pelas empresas Amplitude Comunicação e Eventos, evolve lab e Griô Filmes e já conta com diversos apoiadores.

“A primeira conversa surgiu no início do isolamento social. Com todo o comércio de Santa Catarina fechado, inicialmente pensamos em uma forma de auxiliar nossos clientes, mas logo em seguida, percebemos que podíamos ir além – criar um movimento orgânico para fortalecer o setor da comunicação, e, por meio dela, contribuir para a retomada da economia. Para nós, esse é o momento de fortalecer os laços e formar uma nova base de conexão entre marcas e consumidores”, explica a assessora de comunicação, jornalista Thayse Helena Machado.

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O principal objetivo da campanha é unir todas as empresas do setor para um bem comum. “Queríamos criar um movimento genuíno e orgânico, a fim de mostrar a força que a comunicação tem quando usada da forma correta e responsável. A comunicação é uma grande aliada nesse momento que estamos vivendo. É por meio dela que nos informamos e vai ser através dela que vamos conseguir superar a crise, com a divulgação de produtos, serviços ou promoções e fortalecendo ainda mais o relacionamento das empresas com seus públicos. O empresário que não ver a comunicação como um meio efetivo de alcançar o seu consumidor não vai superar os desafios atuais”, acrescenta o jornalista Alessandro Vieira.

O Olhar do Vale apoia a campanha

Para o diretor do Olhar do Vale, Anderson Vieira ” A economia está toda interligada, nós como seres humanos e como empresários também estamos todos conectados, então se uma pessoa não vai bem, as outras pessoas não vão bem também. É importante neste momento de crise divulgar o seu produto para que as pessoas vejam que você e sua empresa estão ativos, que se destacam, que procura se diferenciar no mercado. Então, mais do que nunca, comunicar, dizer que seu negócio, tem ofertas especiais, que medidas está tomando, é extremamente importante. E Aliar a marca a um veículo como o Olhar do Vale, de credibilidade, com certeza vai fazer que o empresário tenha resultado e que a economia gire.”

Identidade visual e peças da campanha

A identidade visual da campanha “É hora de comunicar” apresenta um design vibrante e contemporâneo, que transmite uma energia positiva nesse momento de incertezas.

“Criar uma comunicação para gerar valor a própria comunicação foi uma grande responsabilidade. Mais do que nunca, o design teria que fazer sentido. O esquema de cores contrastantes foi uma das principais escolhas no processo criativo. O amarelo e o rosa sobre o azul têm a finalidade de atrair o espectador e prender a atenção rapidamente. A tipografia simplificada facilita a leitura rápida e deixa o design leve, assim como os elementos que complementam a arte, criando a “cara” da campanha. Se observar bem, os elementos formam o rosto de uma pessoa”, detalha o designer Ruben Carlos Muller.

A peça principal de divulgação da campanha foi desenvolvida em audiovisual. Isso porque, atualmente cerca de 80% do tráfego da internet é em vídeo.

“Optamos por criar um vídeo em Motion Graphics por dois motivos: primeiro por conta do distanciamento social. Como seguimos as orientações do Decreto Estadual, não faria sentido pensar um roteiro com atores ou modelos nesse momento. Em segundo lugar, o vídeo em animação gráfica tem o poder de prender a atenção, por trabalhar a informação de forma clara, direta e elegante. Com o vídeo em animação conseguimos manter a unidade da campanha, utilizando uma mesma linguagem visual”, ressalta o editor e motion designer, Carlos Alexandre Martins.

De acordo com a assessora de comunicação, Suellen Pereira Rodrigues, toda a produção da campanha foi realizada com troca de ideias e reuniões de criação via stream.

“Todo o processo fluiu com muita tranquilidade. Todos queríamos contribuir com nossas habilidades e conhecimentos por algo maior, para fazer a diferença nesse período. Acreditamos na comunicação integrada como umas das melhores ferramentas de gestão para empresas de pequeno, médio e grande porte se conectarem com seus públicos, para superar esse momento de crise. Essa é a nossa causa”, conclui a jornalista.

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