Preview de Inverno encerra com excelentes resultados, avalia organização


Preview Inverno 2015 (1)

A segunda edição da Preview Inverno 2015 encerrou nesta sexta-feira com excelentes resultados. O evento realizado pela Associação das Micro e Pequenas Empresas de Brusque e Região (AmpeBr) ocorreu entre os dias 4 e 7 de novembro no Pavilhão de Eventos Maria Celina Vidotto Imhof, em Brusque. Para o presidente da AmpeBr, Luiz Carlos Rosin, o sucesso do evento se reflete nos resultados numéricos da rodada de negócios que recebeu clientes de todo o Brasil: “Tivemos aumento de negociações de 15,1%, aumentamos em 12% o preço médio das peças, graças ao trabalho feito nas pesquisas em viagens internacionais, na qual nossos fabricantes participaram através do projeto Moda Catarina, do Sebrae. Outro ponto alto foi um crescimento de 6,5% em termos efetivos de negócio, isso nos dá uma certeza de que para janeiro teremos ainda mais clientes e uma rodada ainda maior”.

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De acordo com o software exclusivo da Pronegócio, a maioria dos clientes vem do Rio Grande do Sul (38,62%), seguidos pelos compradores de São Paulo (16,65%), Paraná (16,30%), Santa Catarina (11,04%), Mato Grosso (8,03%), Minas Gerais (4,04%) e Rio de Janeiro (3,50%). Os demais percentuais se dividem entre clientes de outros estados brasileiros.

Rosin ainda destaca como grande momento desta Pronegócio o lançamento da Revista Preview, que ocorreu na noite de quarta-feira com um Pocket Show. Durante este evento, modelos desfilaram peças das marcas participantes da Preview e foram clicadas num editorial de moda ao vivo pelo fotógrafo Carlos G. Martins. O presidente da AmpeBr ressalta que a revista é uma ferramenta fundamental para fabricantes e lojistas, uma vez que mostra ótimas peças, associadas ao nome e contatos do fabricante das peças.

“No ano passado fizemos a 1ª Preview no Hotel Monthez, com 60 fabricantes e agora já estamos com 100 fabricantes. Em número de compradores tivemos em torno de 150 em 2013 e nesta edição 250. Isso tudo mostra uma evolução do evento. Mas o que mais nos surpreende é a preocupação do fabricante com a melhoria do seu produto. É nisso que a AmpeBr vem focando, em oferecer o que há de melhor, para que lá na frente, os produtos girem melhor nas lojas”, enfatiza o presidente da AmpeBr.

Segundo o presidente da AmpeBr, é vital para o planejamento das confecções que rodadas como a Preview antecipem os pedidos e produção das empresas. “Quando não tínhamos as Pronegócios, havia picos de produção no inverno e verão. Isso fazia com que a fábrica tivesse muitas oscilações, demissões de pessoal. Agora não, com a realização das rodadas, os fabricantes programam seus pedidos para o ano inteiro, diminuindo muito estas oscilações. Estamos no mês de novembro, e com os pedidos realizados através da Preview, já é possível programar a produção para dezembro ou janeiro. Isso quer dizer que quando o fabricante entrar na rodada de inverno, em janeiro, já estará entregando os pedidos da Preview. Isso é muito importante, garante os empregos, traz segurança ao fabricante em poder honrar seus compromissos e toda economia gira”, detalha Rosin.

A vice-presidente da AmpeBr, Aparecida Leite, reforça a qualidade e o cuidado com desenvolvimento das peças oferecidas: “As coleções foram muito elogiadas, nosso design, modelagem, os clientes apreciam muito. A cada ano que passa percebemos essa valorização dos produtos feitos em Brusque. Na última semana recebemos o Prêmio Top Turismo da ADVB-SC e embora façamos um evento voltado para venda de produtos de confecção, fomentamos o turismo de negócios. Muitos compradores retornam a Santa Catarina para passar suas férias, porque acabam conhecendo as belezas do nosso Estado ao virem para a Pronegócio”.

Ação com blogueiras

Pela primeira vez em uma edição da Pronegócio, quatro blogueiras de moda conheceram o showroom do evento e montaram looks de Inverno com peças das empresas que participam da Preview. A personal stylist Roberta Carlucci e as blogueiras Dhafyni Mendes, Manoella Deschamps e Fernanda Rosa participaram durante toda a tarde de terça-feira do evento a convite da AmpeBr e do Projeto Moda Catarina, do Sebrae/SC.

Próxima rodada

A próxima rodada de negócios já tem data marcada. A 36ª Pronegócio Outono/Inverno ocorre de 12 a 16 de janeiro de 2015, no Pavilhão de Eventos Maria Celina Vidotto Imhof, em Brusque. Nos cinco dias de evento, a grande rodada reunirá mais de 200 marcas apresentando mais de 12 mil produtos para mil compradores de todo o Brasil.

O evento traz as principais tendências em moda feminina, masculina, infantil, teen, plus size, jeanswear, cama e banho. Além do amplo showroom, a 36ª Pronegócio trabalha com exclusivo software de controle de vendas e oferece estrutura de transporte, hospedagem e alimentação para seus clientes.

Nova missão

Uma nova missão internacional da AmpeBr e do Projeto Moda Catarina do Sebrae/SC está agendada para o dia 22 novembro. Um grupo composto por 12 empresários associados à AmpeBr, dois representantes da AmpeBr, um do Sebrae/SC e um representante da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) passarão por Berlim na Alemanha, e por Bilbao e Madri, na Espanha, para pesquisa de moda e gestão de negócios.

Segundo o coordenador de Gestão Estratégica do Sebrae/SC, Jackson André da Silva, a viagem busca conhecimentos para este grupo de 12 empresários, que aderiram ao programa Aprender a Crescer, uma das ações do Projeto Moda Catarina. “É muito nítida a qualidade dos produtos, isso faz com que o comprador venha do outro lado do país para comprar. E parece que já estamos colhendo frutos destas ações, com coleções que têm um pouco mais de design em equilíbrio com peças mais básicas”, avalia.

 

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