Prefeitura inaugura memorial que homenageia pracinhas que lutaram durante a II Guerra Mundial


A Prefeitura de Brusque inaugurou na noite desta quinta-feira (2) mais um marco para a cidade. Trata-se do Memorial aos Soldados Pracinhas da Segunda Guerra Mundial. O monumento visa homenagear aqueles que bravamente lutaram pelo Brasil na Batalha do Monte Castelo, na região norte de Itália. Foram três meses de conflitos, de 24 de novembro de 1944 a 21 de fevereiro de 1945, em que os brasileiros se juntaram aos países Aliados contra soldados da Alemanha nazista de Hitler.

De Brusque, saíram 48 pracinhas que se juntaram à Força Expedicionária Brasileira para guerrear em terras europeias. Destes 48, apenas Arnoldo Lana, aos 97 anos, ainda é vivo. Em virtude de sua idade avançada, ele receberá em sua casa, diretamente das mãos do prefeito Jonas Oscar Paegle, uma placa de homenagem da Prefeitura de Brusque pelo feito.

Arnoldo e os outros 47 combatentes foram homenageados com um memorial que leva o nome de cada um dos pracinhas. O monumento foi inaugurado na Praça Sesquicentenário pelo prefeito de Brusque, ao lado do vice-prefeito, Ari Vequi, e demais autoridades.

Publicidade

Familiares e amigos dos combatentes marcaram presença em grande número para prestigiar o momento histórico. A ideia do memorial partiu da filha do combatente Ervin Batschauer, Dulce Batschauer, que levou o pedido para a Ambavia, que posteriormente levou a solicitação à Ubam. Consultada, “a Prefeitura de Brusque de pronto atendeu o pedido e o colocou no calendário oficial de comemoração dos 158 anos do município, dado a sua importância”, conforme destaca o vice-prefeito de Brusque, Ari Vequi.

Para o prefeito Jonas Paegle, é uma justa homenagem aqueles que lutaram contra um exército poderoso, de forma brava, para defender o país. “São 48 heróis que foram à guerra e aqui deixaram suas famílias sem saber se iriam voltar. E com todo esse cenário de medo e incerteza, jamais se negaram a defender o nosso país. Fico muito feliz de fazer esse reconhecimento e possibilitar que estes guerreiros tenham seu nome perpetuados na história”.

Comentários


Os comentários serão analisados pelo editor do site e podem ser excluídos caso contenham conteúdo discriminatório, calunioso ou difamador. O nosso objetivo é promover a discussão de ideias entre os internautas. Esteja ciente que comentando aqui você assume responsabilidade pela sua opinião.