Prefeitura de Guabiruba adota medidas mais restritivas para prevenção à Covid-19


Devido ao aumento expressivo no número de casos de Covid-19 no município, a Prefeitura de Guabiruba decidiu reforçar a aplicação de medidas restritivas a fim de evitar a propagação da doença. “Estamos nos alinhando com outras prefeituras da região e também às medidas estaduais”, explica o prefeito Matias Kohler. “Nos próximos sete dias, vamos monitorar os resultados e fazer uma avaliação geral ao final da semana que vem. Esperamos que em 15 dias o quadro esteja estabilizado. Caso isso não ocorra, as medidas terão que ser ainda mais restritivas”, ressalta.

Máscaras

Uma das principais mudanças nas regras de combate ao novo coronavírus em Guabiruba é a obrigatoriedade do uso de máscara. Até agora, o decreto municipal sugeria o uso do item. A partir de agora, nenhum estabelecimento poderá receber pessoas sem máscara, que também deverá ser usada na rua.

PublicidadeORATÓRIA EM SANTA CATARINA

A Secretaria de Saúde de Guabiruba já distribuiu gratuitamente 32,8 mil máscaras à população. Quem ainda estiver precisando, deve procurar a unidade de saúde do seu bairro.

Isolamento

Conforme pesquisas enviadas à AMMVI (Associação dos Municípios do Médio Vale do Itajaí), a região é a que menos tem respeitado o isolamento social no Estado. “Precisamos ampliar esse isolamento, já que ele é a melhor medida de combate à Covid”, afirma o prefeito.

Embora a doença acometa pessoas jovens, a taxa de mortalidade é maior entre os idosos. “75% dos óbitos são de pessoas a partir dos 60 anos”, informa. Por isso, as medidas visam também a proteger ainda mais esse público.

Bares, lanchonetes e restaurantes

Todos os estabelecimentos do gênero não poderão ultrapassar 50% da capacidade de atendimento no local mantendo distância entre as mesas. Nenhum poderá permanecer aberto após as 23h. “Num primeiro momento vamos orientar. Em caso de descumprimento, o estabelecimento será notificado e se não for suficiente, será fechado por tempo indeterminado”, esclarece o prefeito Matias Kohler.

Bancos, supermercados, farmácias e outros estabelecimentos comerciais

Acesso deverá ser controlado pelos estabelecimentos, evitando lotação e atendendo a todas as medidas de prevenção como exigência do uso de máscara, disponibilização de álcool 70% e permissão de entrada a somente uma pessoa por família.

Igrejas, templos e cultos religiosos

Devem seguir todas as orientações constantes na Portaria N. 254 da Secretaria Estadual da Saúde, tais como: ocupação máxima de 30% da capacidade, idosos e pessoas do grupo de risco não devem comparecer às celebrações, uso obrigatório de máscara e álcool 70%, distanciamento de 1,5 metro entre os presentes e higienização contínua do local.

Fiscalização

Polícia Militar, Vigilância em Saúde e Secretaria Municipal de Saúde são os principais órgãos fiscalizadores, no entanto, a partir da próxima segunda-feira, 29, todas as secretarias da Prefeitura de Guabiruba receberão atribuição de fiscal e seus servidores terão autoridade para atuar no cumprimento das normas estabelecidas nos decretos municipal e estadual.

Turismo

Praças, parques, atrativos turísticos e outros espaços públicos ficam fechados por tempo indeterminado. A visitação está expressamente proibida. Polícia Militar e Secretaria de Turismo de Guabiruba, com apoio dos órgãos de saúde e outras secretarias municipais, intensificarão a fiscalização em tais pontos.

Educação, Esporte e Lazer

As aulas presenciais permanecem suspensas seguindo as normas estaduais. As atividades continuam sendo repassadas aos alunos virtualmente, através das plataformas adotadas pela Secretaria de Educação de Guabiruba.

O esporte também segue as recomendações estaduais, ficando permitidos somente os treinos em clubes para atletas profissionais. Eventos de qualquer natureza, incluindo os esportivos, continuam proibidos.

Trilhas, acampamentos e atividades em grupo como caminhadas, passeios ciclísticos, partidas de bocha, dominó, entre outros, estão proibidos por tempo indeterminado.

Gabinete

A partir da próxima segunda-feira, 29, o gabinete do prefeito e vice da Prefeitura de Guabiruba estará fechado para atendimento presencial. O contato poderá ser feito pelo telefone 3308-3100 ou pelo e-mail [email protected].

Prazo para as novas regras

As medidas foram decididas durante uma reunião do Comitê Gestor de Combate à Covid-19 de Guabiruba, que envolve representantes de todas as secretarias municipais, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros. O encontro aconteceu na manhã desta sexta-feira, 26.

Em essência, o novo decreto municipal apenas reforça a necessidade de cumprimento da legislação estadual já vigente e amplia a fiscalização. As decisões foram tomadas com base em números apresentados pelo mapa da Covid-19 em Santa Catarina. “Na escala de gravidade, saímos do risco alto para o grave e estamos a um passo de entrar no gravíssimo. Se chegarmos a esse ponto, teremos que fechar tudo. Esperamos que pelos próximos 15 dias as medidas surtam efeito, as pessoas respeitem o isolamento e que a gente não precise chegar a esse ponto”, salienta Kohler.

Comentários


Os comentários serão analisados pelo editor do site e podem ser excluídos caso contenham conteúdo discriminatório, calunioso ou difamador. O nosso objetivo é promover a discussão de ideias entre os internautas. Esteja ciente que comentando aqui você assume responsabilidade pela sua opinião.