Por que empreender é o futuro?


Reiterada vezes tenho escrito sobre as mudanças profundas que afetarão o mercado de trabalho nos próximos anos. Vejo este processo inexorável e em andamento.

Recentemente, através do MSN fomos informados de que algumas profissões tenderão a desaparecer nos próximos anos. Perfeito! Nada mais verdadeiro que isto. Conforme os avanços tecnológicos se concretizam os perfis do trabalho mudam e, com eles a necessidade ou não de existir alguém para fazê-lo. São citados na reportagem, entre outros, Carteiro, Leitor de Medidor, Agente de Viagem, Gráfico, Fiscal de impostos.

Quando fazemos a análise comparativa das profissões citadas, com o desenvolvimento da tecnologia a conclusão é óbvia. A necessidade de papel será cada vez menor, pois o papel eletrônico aí está, a medição será feita à distância, as viagens serão programadas e organizadas pelos próprios viajantes, os impostos serão controlados e acompanhados pelo “grande irmão”. Todas as pessoas que atuam nestas áreas serão deslocadas de atividades e deverão desenvolver novos conhecimentos e habilidades, se tiverem atitude para entender e participar da mudança. Esta mudança vai acontecer queiram os governos ou não! O que poderão fazer é atrasá-las por algum tempo. O que nos resta fazer?

Publicidade

Caso sejamos ativos e, dispostos a participar do futuro, deveremos estar qualificados para acompanhar as mudanças e, de preferência, anteciparmo-nos a ela. Agregar valor ao seu perfil é necessário; falar mais um idioma, desenvolver habilidades tecnológicas, participar de grupos de voluntários, expor-se a riscos, conhecer novos lugares e, entender que o mundo é sua casa e, sua casa está plantada em um mundo, cujos recursos são finitos.

Uma opção que, cada vez mais, vai se tornar viável é a de Empreender. Tornar-se dono de seu próprio negócio. Para isto você tem que preparar-se com muita consciência e conhecimento.

Hoje existem várias instituições que auxiliam os novos empreendedores a analisarem a viabilidade dos negócios, a buscar caminhos diferenciados. Informe-se, veja quais as tendências que o mercado tenderá a seguir, busque áreas de oportunidades. Mas, veja bem, não seja mais um a fazer o que já está sendo feito. Não faça mais do mesmo! Tenha um negócio que seja identificado pelo seu diferencial competitivo! Quem se antecipa, se prepara, busca o crescimento permanentemente não deve temer o futuro, pois estará preparado para entender e aceitar as mudanças como inevitáveis e transformadoras.

Comentários


Os comentários serão analisados pelo editor do site e podem ser excluídos caso contenham conteúdo discriminatório, calunioso ou difamador. O nosso objetivo é promover a discussão de ideias entre os internautas. Esteja ciente que comentando aqui você assume responsabilidade pela sua opinião.