Conselho Municipal do Saneamento Básico tem novo presidente e secretário

Cristiano Olinger e Valter Floriani foram eleitos na tarde de terça-feira (2)


Na terça-feira (2) foi realizada a reunião de posse do Conselho Municipal do Saneamento Básico – CMSB, no Salão Nobre da Prefeitura de Brusque. O superintendente da Fundação Municipal do Meio Ambiente (Fundema), Cristiano Olinger, foi eleito presidente e o representante do Núcleo de Gestão Ambiental da Associação Empresarial de Brusque (ACIBr) e proprietário da empresa Cidade Limpa, Valter Floriani, foi eleito secretário.

Para Olinger o grande desafio dessa gestão será avançar com o projeto de saneamento da cidade. “Queremos sair do zero. Estarei a frente do Conselho para que realmente se avance nessa questão. Sabemos que temos uma água de qualidade, para os resíduos sólidos temos uma empresa licitada e a drenagem tem avançado bastante com a Secretaria de Obras. É realmente no saneamento que nós ainda pecamos. Estamos somente com fossa e filtro nas residências e não temos ainda um sistema coletivo”, explica.

De acordo com o secretário eleito, a expectativa para essa gestão é que realmente o Conselho contribua com os assuntos de interesse da comunidade. “Cabe ao Conselho pautar e dar sequência ao trabalho, para que possam vir recursos do governo do Estado e Federal para a coleta e tratamento de todo efluente sanitário domiciliar do nosso cidadão. Para no futuro termos um rio e um meio ambiente melhor”, afirma Floriani.

Publicidade

O vice-prefeito Ari Vequi, que empossou o grupo, também falou da importância de avançar no que se refere ao Saneamento Básico. “Não vamos matar a nossa indústria, mas precisamos preservar o meio ambiente, cuidar do desenvolvimento da cidade e fazer Saneamento Básico doméstico”, destaca.

Vequi agradeceu o apoio de todos os conselheiros e enfatizou a necessidade de se buscar um parceiro privado para executar o Saneamento Básico de Brusque. “Só que é um processo demorado. Precisamos explicar para a população o que significa isso em melhoria na saúde e na qualidade de vida. Agradeço vocês de coração pela participação, e por nos ajudarem a resolver este, que é um problema sério”, ressalta.

O Conselho

O CMSB já tem reuniões marcadas para julho e outubro. Os conselheiros empossados representam as seguintes instituições: Samae, Fundema, Fundação Ecológica e Zoobotânica, Ibplan, Secretaria de Saúde, Secretaria de Educação, Procuradoria Geral do Município, Secretaria da Fazenda, Ubam, Acibr, Ampe, OAB, INC, Ceab, Sintricomb e ABM.

Notícias de Brusque e Região.

Comentários


Os comentários serão analisados pelo editor do site e podem ser excluídos caso contenham conteúdo discriminatório, calunioso ou difamador. O nosso objetivo é promover a discussão de ideias entre os internautas. Esteja ciente que comentando aqui você assume responsabilidade pela sua opinião.