Observatório Social planilha despesas de Brusque e Guabiruba durante pandemia


Pautado em valores como ética e transparência, uma das funções do Observatório Social de Brusque e região (OSB Brusque) é trabalhar exercendo a vigilância na aplicação dos recursos públicos. Por este motivo, a entidade fez um balanço reunindo as compras realizadas pelos municípios de Brusque e Guabiruba em época de pandemia da Covid-19, o novo coronavírus. 

O OSB Brusque analisou as compras diretas, dispensas e Inexigibilidades no período de 1º de março a 31 de agosto de 2020. 

Segundo o diretor executivo, Evandro Gevaerd, ao divulgar de forma simplificada esses dados, o intuito é fazer com que a sociedade participe mais ativamente desses processos. “Só assim vamos ter uma mudança de cultura. Buscamos facilitar as informações dos portais de transparência dos municípios e colocamos em planilha as contas públicas realizadas neste período para que o cidadão tenha acesso e possa participar para ter o controle do que foi adquirido com o dinheiro público”, explica. 

Publicidade

O documento elaborado pelo observatório busca identificar a quantidade de dispensas e inexigibilidades, os itens adquiridos em cada uma delas e seus respectivos valores, bem como as empresas vencedoras.

O presidente da entidade, Claudemir Marcolla, reforça que todos os dados estão disponíveis no Portal da Transparência dos municípios. “Nosso papel foi compilar essas informações e trazer os dados para que a população possa avaliar se o dinheiro público está sendo investido da melhor forma”, ressalta. 

O documento está disponível no site do Observatório Social de Brusque neste link: https://www.osbrusque.org/dados

Comentários


Os comentários serão analisados pelo editor do site e podem ser excluídos caso contenham conteúdo discriminatório, calunioso ou difamador. O nosso objetivo é promover a discussão de ideias entre os internautas. Esteja ciente que comentando aqui você assume responsabilidade pela sua opinião.