OAB de Brusque empossa nova Diretoria e Conselho

OAB BRUSQUE
Foto: Felipe Pioczkoski

Foi realizada na noite desta terça-feira, 5 de fevereiro, na Sociedade Esportiva Bandeirante, a Solenidade de Posse e Diplomação da Diretoria e Conselheiros da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Subseção de Brusque e dos Delegados da Caixa de Assistência dos Advogados de Santa Catarina (CAASC) para a Gestão 2019/2021. Na oportunidade, Dr. Renato Munhoz foi reconduzido ao cargo de presidente da entidade, tendo a Dra. Jordana Cristina Staack Ristow como vice-presidente. Prestigiaram o evento o presidente da OAB/SC, Dr. Rafael de Assis Horn, acompanhado de toda Diretoria e diversos membros da entidade estadual, o prefeito de Brusque, Jonas Oscar Paegle, o vice-prefeito de Guabiruba, Valmir Zirke, a juíza diretora do Foro da Comarca de Brusque, Dra. Camila Coelho, o juiz diretor do Foro Trabalhista de Brusque, Dr. Hélio Henrique Garcia Romero e demais presidentes ou representantes de entidades de classe do município e da região.

“No dia de hoje, há exatos seis anos, tinha início como vice-presidente da gestão do Dr. Paulo Cesar Piva, a nossa caminhada na valorosa OAB Subseção de Brusque. Foi lá que lançamos a semente de estimular a integração, a força e a valorização da advocacia. Desde então, muita coisa mudou. Relendo o discurso de posse do nosso primeiro mandato como presidente, há três anos, relembrei, com felicidade, que fomos eleitos em chapa única, com 80% dos votos dos advogados de Brusque. Nos empenhamos diuturnamente durante este tempo para honrar a confiança que nos foi depositada, juntamente com os diretores e conselheiros que nos ajudaram neste período”, destacou o presidente da OAB Subseção de Brusque, Dr. Renato Munhoz, em seu discurso de posse.

Segundo ele, nos últimos três anos, diversas ações foram realizadas. Merecem destaque os cursos, palestras e capacitações promovidos no período, que ultrapassaram a marca de 1500 participantes. Da mesma forma, foi retomado o protagonismo e a participação da OAB Subseção de Brusque nas principais temáticas da sociedade, em conjunto com outras entidades do município e da região. Todos os encontros dos Colégios de Presidentes no último triênio contaram com a presença de Dr. Renato Munhoz, sem exceção, apresentando proposições que impactaram positivamente o exercício da advocacia no Estado.

Publicidade

“De forma pioneira demos início à digitalização do acervo de processos físicos da Vara Comercial e da Vara da Fazenda Pública da Comarca de Brusque, projeto que foi concluído em dezembro de 2018. Também mantivemos a Comissão da Mulher Advogada, reconhecida como a mais atuante de Santa Catarina e retomamos as atividades da Comissão da OAB Jovem, bem como da Comissão OAB Vai à Escola”, enfatizou Dr. Renato.

Nova jornada

O presidente da OAB Subseção de Brusque destacou que inicia seu segundo mandato com o desafio de integrar e valorizar ainda mais a advocacia, fortalecendo e aprofundando os pilares que sustentaram a administração até aqui.

“O momento é de reflexão no Estado, observando-se que apenas 70 votos separaram a derrota da vitória daqueles que conduzirão a OAB de Santa Catarina pelos próximos três anos. O desafio é grande e demonstra que o sistema atual precisa mudar e direcionar seu olhar às principais dificuldades enfrentadas pela advocacia catarinense. Mas, findas as eleições, é momento de construir pontes. Mais do que entender, é essencial compreender que a união reclama o debate de ideias, salutar e indispensável que é para que possamos evoluir e avançar, mirando nos principais anseios da classe e dos cidadãos que representamos”, pontuou Dr. Renato.

Mulher advogada

Em 40 anos de atuação da OAB Subseção de Brusque, a Dra. Jordana Cristina Staack Ristow entra agora para a história da entidade como a segunda mulher a ocupar o cargo de vice-presidente. Na gestão anterior ela era a secretária-geral da chapa e presidente da Comissão da Mulher Advogada.

“A vice-presidência é um cargo que abraço com muita satisfação, uma oportunidade importante para continuar o trabalho que vinha sendo desenvolvido para a integração de jovens e mulheres advogadas. Foi um caminho árduo, já que a participação nas Assembleias e reuniões era baixa. Trabalhamos muito para que as mulheres se sentissem acolhidas e valorizadas. Hoje registramos uma presença de 50% de advogadas nos eventos realizados e até a nossa diretoria é composta por 40% de mulheres”, explicou Dra. Jordana.

Reconhecimento estadual

O presidente da OAB/SC, Dr. Rafael de Assis Horn, ressaltou que passado o período eleitoral, é o momento da Seccional unir forças com todas as Subseções do Estado. Segundo ele, ainda que existam divergências, é importante que o tratamento entre os advogados aconteça de forma respeitosa, já que todos atuam de maneira voluntária em prol da instituição.

“A advocacia de Brusque é qualificada, renomada e muito representativa para Santa Catarina. E a nossa intenção neste momento é dialogar, não apenas para trazer a mensagem da entidade estadual mas, sobretudo, para ouvir sugestões e compreender as necessidades locais”, observou Dr. Rafael.

Segundo ele, uma das bandeiras defendidas pela gestão é a busca de aprimoramento profissional, bem como o uso de tecnologias para gerar eficiência de processos e ampliar a transparência da atuação. “É momento de mudança no país. É momento de pensamento flexível para a gestão horizontal que poderemos implementar”, observou.

Comentários


Os comentários serão analisados pelo editor do site e podem ser excluídos caso contenham conteúdo discriminatório, calunioso ou difamador. O nosso objetivo é promover a discussão de ideias entre os internautas. Esteja ciente que comentando aqui você assume responsabilidade pela sua opinião.