O que é a ACAPRA?


 

Muitos desconhecem o trabalho da ACAPRA, ou conhecem e não sabem de que forma é organizado, como é mantido, qual o objetivo, como participar, como ajudar, entre outras dúvidas frequentemente questionadas, desta forma, utilizaremos este espaço para contar um pouco sobre a ACAPRA e um pouco dos casos que vivenciamos na cidade de Brusque.

A ACAPRA, atualmente denominada como Associação Brusquense de Proteção aos animais, foi fundada em Março de 1999, porém funcionava como uma filial da ACAPRA – Associação Catarinense de Proteção aos animais situada em Florianópolis.

Publicidade

Esta filial foi fundada em média por treze voluntários, e presidida pela Sra. Dulcinea Coelho. Estes reuniam-se quinzenalmente nas dependências da biblioteca pública municipal de Brusque, prefeitura municipal de Brusque e em outras escolas da região para debater assuntos ligados à associação e tomar iniciativas para o bem estar dos animais.

À medida que o tempo passava tiveram um aumento significativo de voluntários, porém o trabalho voluntariado não é tarefa fácil e por vezes os voluntários ausentavam-se, como é ainda hoje e dificultava o trabalho em um todo.

Por diversos momentos ocorreu a troca de integrantes da diretoria e estatutos foram modificados até que a ACAPRA deixou de ser uma filial e tornou-se uma entidade autônoma, denominada como Associação Brusquense de Proteção aos Animais e por um longo período presidida pelo Sr. Moacir Giraldi, atualmente vereador da cidade de Brusque, eleito pela população para defender a causa animal.

Atualmente esta ONG conta com vinte voluntários e a diretoria é composta por Lílian Dressel na função de presidente, Lousiane Cunha como vice presidente, Maiara Becker como primeira tesoureira, Ana Ghislandi como segunda tesoureira, Roberta Kormann como primeira secretária, Cátia Pereira como segunda secretária, e Fernanda Belli Mafra, Neliza Becker e Thais Nunes Rosa como conselheiras fiscais.

Na próxima semana abordaremos um pouco sobre a iniciativa dos voluntários para manter esta ONG, de que forma acontece e de que forma os parceiros da ACAPRA contribuem.

 

 

Por Aline Gonçalves

Comentários


Os comentários serão analisados pelo editor do site e podem ser excluídos caso contenham conteúdo discriminatório, calunioso ou difamador. O nosso objetivo é promover a discussão de ideias entre os internautas. Esteja ciente que comentando aqui você assume responsabilidade pela sua opinião.