Números alarmantes

tag saúde brusque

 

 

A segurança nos ambientes de trabalho tem sido uma constante para muitas entidades representativas de classe. Principalmente no setor de construção civil, considerado o segundo onde há os maiores riscos de acidentes, segundo dados da Previdência Social e do Tribunal Superior do Trabalho (TST). Perde apenas para o de transporte de cargas.

Publicidade

Dados levantados tanto pela Previdência quanto pela Comissão do TST que trata do assunto apontam que foram registrados em todo o país no ano de 2012 (mais recente estudo) 705.239 acidentes de trabalho. Destes, 62.874 ocorreram na construção civil, em torno de 4,5% a mais que o ano anterior, quando foram registrados 60.415 casos. Ainda em 2012, o número de trabalhadores que perderam suas vidas no exercício da atividade profissional foi de 2.731, sendo que a construção civil teve 177 perdas, quase que 10% do total em todos os setores.

É um número alarmante e preocupante. Os números são de 2012, porque ainda não estão catalogados e divulgados os referentes a 2013.
Na região de Brusque, o setor de construção civil e mobiliário vem atuando de forma a diminuir as estatísticas sobre acidentes de trabalho. Cursos, palestras e orientações, visitas a canteiros de obras e todo o tipo de treinamento têm sido uma constante por parte da entidade representativa da classe, o Sintricomb.

E graças a isso os números têm mostrado uma significativa mudança: enquanto que em 2012 houve o registro de quatro mortes no setor na região, enquanto que em 2013 apenas um caso entrou para as estatísticas. Da mesma forma, os índices de acidentes no segmento têm caído de forma significativa. Embora os dados ainda estejam em fase de serem catalogados, pode-se observar uma redução considerável neste tipo de ocorrência.

Tudo isso reforça a importância da qualificação e do treinamento sobre o uso correto d e itens de segurança. O que se observa, muitas vezes, é que o trabalhador conhece os mesmo equipamentos que têm a missão de lhe dar segurança no serviço, mas desconhece a forma correta de usá-los. Com esse tipo de atuação e orientação, consegue-se atacar o problema e verificar na prática o resultado.

Comentários


Os comentários serão analisados pelo editor do site e podem ser excluídos caso contenham conteúdo discriminatório, calunioso ou difamador. O nosso objetivo é promover a discussão de ideias entre os internautas. Esteja ciente que comentando aqui você assume responsabilidade pela sua opinião.
Olhar do Vale

O Olhar do Vale é um jornal digital que traz notícias de Brusque, Guabiruba, Botuverá e  região do Vale do Itajaí.

Somos um portal de notícias dedicado aqueles que buscam informação de qualidade,  jornalismo com verdade.