Novo Modelo de Sociedade


Ontem à noite (24) , na FAMEG de Guaramirim, participei da Aula Magna para duas turmas de Pós Graduação. Tema: Novo Modelo de Sociedade. Tenho me repetido no tema em função de entender, objetivamente, que o modelo econômico vigente, esgotou-se. Somos 7 (sete) bilhões no planeta Terra; em 2050, segundo a ONU, seremos 9 (nove) bilhões de habitantes.  Serão mais pessoas a serem alimentadas, a necessitarem de moradias, trabalho, espaços a serem ocupados. Olhando nossa realidade hoje temos quase 800 milhões de desempregados no mundo, mais de 1 bilhão de pessoas vivendo com menos de U$2,00 ao dia. A China, país que move a economia mundial com seu crescimento permanente, recém incorporou 300 milhões de pessoas a um mercado de consumo como o nosso, restando, ainda, 1 (um) bilhão de pessoas à margem deste mercado. A Índia vive uma situação ainda mais crítica, sem contarmos a África com seus, aproximadamente, 800 (oitocentos) milhões de habitantes, que vivem, em sua maioria, em situação de pobreza. Imaginem se todos eles tivessem o mesmo poder de compra que têm a classe média mundial?Você já parou para perguntar-se para onde vamos?

 

Prioridades

Publicidade

 

Tantas são as prioridades a serem elencadas que fica difícil dizer por onde começar. Os problemas brotam de todos os lados. Nossas cidades, de maneira geral, são carentes de coleta de esgoto, permitindo que os mesmos sejam despejados “in natura” em rios, córregos, riachos. Poluímos a água que vamos beber e usar para outros fins; transformamos nossos rios em cloacas de nossas cidades. E, não adianta só culpar o poder público! Temos culpa sim e, muita culpa. Quando aconteceu de vermos a população esclarecida brigando pela instalação do esgoto em nossas cidades? Temos movimentos para tudo menos para coisas que são fundamentais. Água é o recurso mais precioso para a humanidade e será fundamental no século XXI. Prestem atenção no que está acontecendo com o Mar Morto. O Rio Jordão perde vazão de água em função da irrigação de pomares ao longo de seu percurso e, está deixando de alimentar o mar, que definha. Você é o dono do Planeta Terra; ele não acaba nos limites de seu terreno. Pense nisso!

 

Comentários


Os comentários serão analisados pelo editor do site e podem ser excluídos caso contenham conteúdo discriminatório, calunioso ou difamador. O nosso objetivo é promover a discussão de ideias entre os internautas. Esteja ciente que comentando aqui você assume responsabilidade pela sua opinião.